Possível fechamento da delegacia de Caucaia deixa população preocupada

Surgiram comentários nas últimas semanas sobre o fechamento do 1º Distrito Policial de Cotia, localizado em Caucaia do Alto.

O Jornal Cotia Agora recebeu a informação de pessoas próximas à Polícia Civil dando conta de que a delegacia será fechada em breve, por falta de pessoal e estrutura.

Relatos de uma fonte, que pediu anonimato: “A Delegacia de Polícia de Caucaia do Alto irá fechar as portas neste mês de março, os moradores deste distrito ficarão mais ainda a mercê dos crimes que já não são poucos, nós moradores teremos que recorrer à delegacia de Cotia, que já abrange uma região muito grande, venho através desta pedir que divulguem essa informação, pois os moradores não estão sabendo disso. Sr. prefeito de Cotia precisa tomar providências. A delegacia pode ser Estadual, mas pagamos impostos para a cidade de Cotia e não podemos ficar sem. Agradeço desde já. E não gostaria de me identificar“.

Uma pessoa ligada à Polícia Civil contou à nossa reportagem que o comentário entre eles é que o 1º DP deve fechar mesmo: “Não é nada oficial, depende do governador, mas dizem que será na semana que vem e a alegação é de que tem pouco trabalho na região de Caucaia para ter uma delegacia só para lá. E com a ampliação dos boletins de ocorrências pela internet, ficaria inviável ter o DP. Lá faltam funcionários, estrutura, tem um delegado, quatro investigadores e dois escrivães e funciona só de segunda a sexta, das 9h às 19h. Quando tem ocorrência fora desse horário, já vai para a delegacia de Cotia“, comentou.

Se a delegacia fechar, o serviço de investigação e atividades policiais serão feitos pelos agentes de Cotia, uma delegacia que também tem problemas de estrutura, com um prédio antigo, inaugurado em 1977, com equipe reduzida e problemas diversos.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública questionando o possível fechamento do DP de Caucaia e a pasta negou que isso irá acontecer. Veja a nota enviada para nós:

A Secretaria da Segurança Pública ressalta que atualmente não há nenhum estudo concluído sobre a criação ou reestruturação de unidades policiais em Cotia. Neste momento, 38 unidades policiais estão em reforma no Estado, em um investimento superior a R$ 90 milhões, entre recursos próprios e da iniciativa privada, que pela primeira vez colabora com esse processo.

A SSP, em parceria com as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, realiza estudos constantes para aprimorar suas estruturas, otimizar o trabalho policiais e o atendimento à população. Somente na atual gestão, este trabalho permitiu, por exemplo, a instalação de nove novos Baep – Batalhões de Ações Especiais de Polícia, a inauguração de três novas Delegacias de Defesa da Mulher, a ampliação de uma para dez o total de DDMs 24 horas no Estado, a criação do 5º Batalhão de Choque (Canil), do Dope – Departamento de Operações Estratégicas, de 12 Deic – Divisões Especializadas de Investigações Criminais regionais, ampliou a Delegacia Eletrônica, entre outras medidas.