Praça da Matriz de Cotia vira ‘albergue’ de moradores de rua

O que seria um dos cartões postais de Cotia, como acontece em milhares de cidades pelo mundo, nos últimos anos virou centro de polêmicas, a Praça da Matriz.

Depois de permanecer quase três anos em reforma, que para muitos, ficou mais feia do que antes, agora a praça é motivo de outra polêmica: o grande número de moradores de rua que tomaram conta do local.

A qualquer hora do dia quem passa por ali se depara com muitas pessoas, a maioria homens, dormindo em cima do palco, sentados nos arredores ou nos bancos.

Só que para piorar a situação, agora eles arrombaram a porta de acesso a uma sala atrás do palco, que serve de camarim para dias de shows. O buraco na porta de alumínio serve de passagem para o interior da sala, onde estão morando mais de dez pessoas. (CLIQUE AQUI e veja vídeo do colaborador Zamu Mendes)

Comerciantes e frequentadores da praça estão preocupados com o aumento de moradores e a falta de uma solução por parte da prefeitura, que não tem nenhuma política de abrigo e auxílio para essas pessoas.

O aumento de moradores de rua em Cotia vem crescendo todo ano e não é só na Matriz, mas também em outras praças, como a Joaquim Nunes, no Atalaia e próximo ao Mercado Municipal.

Procuramos a Secretaria de Obras para saber o que pode ser feito, mas a pasta respondeu que a competência para o assunto é da Secretaria de Desenvolvimento Social, que até o momento não respondeu.

porta-matriz

Casa de Passagem 

Em 2011 foi prometida pela prefeitura a construção de uma Casa de Passagem, onde moradores de rua e em situação de vulnerabilidade social pudessem ter auxílio por parte da administração.

O local não seria um albergue, mas serviria para que essas pessoas pudessem jantar, tomar banho e dormir, retornando às ruas durante o dia. Em alguns casos, seriam encaminhadas para hospitais e casas de recuperação e teriam um endereço fixo, para obterem acesso aos benefícios do Governo.

Um espaço foi criado na Rua Jorge Caixe, ao lado da antiga ProCotia, mas, não comportava a presença de muitas pessoas, pois o espaço era pequeno. Nem as instalações foram adequadas.

Na época a promessa de arrumar um novo espaço foi feita, já que haviam registradas quase 60 pessoas na Secretaria. Esse número se elevou depois de um ano, passando das 80 pessoas.

 

 

 

 

 

Um comentário em “Praça da Matriz de Cotia vira ‘albergue’ de moradores de rua

  • 24/12/2015 em 09:08
    Permalink

    Bom dia, posso ser voluntária em Alfabetização para jovens e Adultos, sou Pedagoga e Fitoterapeuta e quero participar e colaborar das dificuldades sociais…esse ano amigos e familiares colaboraram para levar roupas e comida numa época em que muitos só podem desejar. No momento estou saindo da Instituição Particular que lecionava e gostaria de colaborar em algum setor social
    podem me dar uma direção? obrigada e um novo ciclo cheio de luz e harmonia. Bruna Magalhães.

Fechado para comentários.