Prefeitos do Cioeste ampliam diálogo com Legislativo da região Oeste

O Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (25) com os presidentes das câmaras municipais da região e líderes dos prefeitos.

O objetivo do encontro, realizado na sede da entidade, em Alphaville, foi a ampliação do diálogo com os líderes políticos na busca por melhorias para a região, além de apresentar os projetos em andamento.

Durante a abertura do evento, o prefeito Jorge Lapas falou sobre a importância de realizar um debate mais amplo em favor da região, deixando de fora a disputa política. “Esse é o diferencial da nossa região, o Cioeste reúne lideranças em prol de algo maior, deixando de lado as siglas partidárias. Queremos ampliar a atuação, abrindo espaço para o Legislativo e sociedade discutirem  projetos e trabalhar de forma unificada para ganhar força política em prol da região. A ideia é  ampliar a participação com o apoio das câmaras, trabalhadores e entidades patronais que  promovem o diálogo com a sociedade”, afirmou Lapas.

O Cioeste levará às câmaras municipais da região uma prestação de contas do consórcio, criado em 2013 com o objetivo de consolidar a parceria entre os municípios e adotar políticas públicas comuns para beneficiar a região que Oeste que soma cerca de dois milhões de habitantes

As Câmaras de Cotia, Osasco, Carapicuíba e Itapevi receberão, em breve, a equipe técnica do Cioeste para apresentar os projetos em andamento e discutir sugestões de propostas conjuntas.

Foram apresentadas aos participantes a linha de atuação do Consórcio, por meio da formação de diversas Câmaras Temáticas, entre elas Saúde, Desenvolvimento  Regional, Assistência e Inclusão Social e Direitos Humanos, Segurança, Fortalecimento Regional, Gestão Ambiental, além do Grupo de Trabalho da Juventude.

Avançamos muito na conquista de melhorias para a região, envolvendo o governo do Estado, com apoio dos deputados de diversos partidos que somam forças com o Cioeste. Estamos de portas abertas para receber os parlamentares para a participação de debates junto às câmaras temáticas e também na articulação de ações em comum”, frisou o presidente do Cioeste Jorge Lapas.

Perda de Receita

Um levantamento realizado pelo Cioeste dá conta que as prefeituras da região Oeste perderam 430 milhões em Receita nos primeiros quatro meses desse ano. Em resposta ao preocupante cenário os prefeitos têm buscado medidas alternativas para amenizar os efeitos do cenário econômico.

O Consócio é formando por oito municípios: Cotia, Osasco, Barueri Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba, somando mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Criado oficialmente em novembro de 2013, o Cioeste tem como objetivo buscar soluções e desenvolver projetos em comum entre os municípios em parceria com as esferas Estadual e Federal.

Participaram da reunião os prefeitos Jorge Lapas (Osasco), Carlão Camargo(Cotia), Jaci Tadeu (Itapevi), Gregório Maglio, representado pelo secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Soares (Pirapora do Bom Jesus), Elvis Cezar (Santana de Parnaíba), os presidentes das Câmaras de Osasco (Jair Asaf), Carapicuíba (Abraão Junior), Cotia (Sergio Folha) e Itapevi (Júlio César Portela) e líderes dos prefeitos de Cotia (Rogério Franco),  Itapevi ( Alexandre Rodrigues) e Osasco, (Aluísio Pinheiro).

cioeste33