Prefeitura de Cotia anuncia tarifa zero aos domingos, mas não informa quanto custará aos cofres públicos

A Prefeitura de Cotia anunciou que, a partir do mês de abril, quando a cidade celebrará 168 anos de emancipação político-administrativa, vai colocar em funcionamento o ‘Domingão Tarifa Zero’, com isso, todas as linhas de transporte público municipal terão catraca livre, entre a zero hora e às 23h59 de domingo.

A ideia é semelhante à da Capital, que já está em operação desde dezembro. A Prefeitura de São Paulo paga cerca de R$ 283 milhões mensais às empresas por conta da tarifa zero aos domingos.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade, cerca de 7.500 passageiros, em média, utilizam o transporte público municipal aos domingos. No ‘Domingão Tarifa Zero’ o transporte vai funcionar com programação normal em todas as linhas que têm circulação aos domingos. Não haverá limite de viagens por pessoa. Ao longo do mês de março, a Setram e a Danúbio Azul finalizarão o processo de funcionamento da liberação das catracas.

No comunicado, a Prefeitura não informou quanto isso vai custar aos cofres públicos e qual o valor aproximado que será repassado para a Danúbio Azul. Em 2023, o Jornal Cotia Agora esteve na empresa conhecendo suas instalações e ao tocar no assunto, o representante da Danúbio disse que não era viável tarifa zero, e uma implantação seria colocada, desde que a Prefeitura garantisse o repasse das passagens gratuitas para a operadora do transporte.