Prefeitura de Cotia define comerciantes que vão usar o shopping popular
Como publicado com exclusividade pelo Jornal Cotia Agora em setembro, Cotia vai ganhar um novo camelódromo, chamado pela Prefeitura de shopping popular.
Na prática, são apenas oito boxes em um prédio construído ao lado do pronto socorro infantil. O espaço destinado ao comércio informal, abrirá quase 10 anos depois da Justiça determinar a retirada dos camelôs da Praça Joaquim Nunes.
As pessoas escolhidas para ocuparem os boxes tinham até 2015 barracas na Praça, segundo informou a prefeitura. Elas vão pagar uma taxa mensal à prefeitura de R$ 637,00 aproximadamente, equivalente a 18 Unidades Fiscais do Município de Cotia
Os comerciantes escolhidos são:
-Joelma Alves Santos, Box 1;
-Irenir Batista de Souza, Box 2;
-Maria do Carmo Conceição de Souza, Box 3;
-Elizete Cunha da Santana, Box 4;
-Cleoneide Maria da Silva Sousa, Box 5;
-Sônia Joaquim da Silva, Box 6;
-Maria José Ferreira de Melo, Box 7;
-Iracema Lucena de Araújo Lima, Box 8.
Entenda o caso
A Praça Joaquim Nunes tinha um camelódromo com muitas barracas até meados de 2015. Havia denúncias de que, além das mercadorias piratas vendidas no local, tinha também no período noturno, tráfico de drogas, segundo relatório do Ministério Público à época, além de ocorrências registradas pela GCM e PM.
O comércio ilegal deixava os lojistas, que pagavam diversos impostos, alugueis, etc, descontentes, pela concorrência desleal. Muita pressão foi feita em cima da Prefeitura, que fazia vista grossa até que o Ministério Público entrou na jogada. Além de determinar a retirada dos camelôs, fez a prefeitura assinar um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, que garantiria um novo espaço para os donos de barracas.
A prefeitura até iniciou obras no prédio onde funciona o Pronto Socorro Infantil, mas desistiu da ideia. Alguns dos camelôs acabaram alugando boxes em uma galeria perto do cemitério central. Outros, tiveram autorização de montar barracas bem no ponto onde agora foi construído o novo camelódromo. Dezenas de comerciantes, que nem moravam em Cotia, acabaram desistindo do negócio e agora, apenas 8 vão ocupar o novo espaço.
Relembre matéria de 2015:
Operação policial retira camelôs da Praça Joaquim Nunes
https://jornalcotiaagora.com.br/operacao-policial-retira-camelos-da-praca-joaquim-nunes/