Prefeitura de Cotia pinta ciclofaixa, mas não fiscaliza e ciclistas correm riscos

Gastar dinheiro público sem necessidade é uma prática comum nas prefeituras brasileiras.

Em Cotia, vemos isso constantemente e na semana passada a Prefeitura de Cotia deu mais uma mostra disso.

Gastou dinheiro com tinta para pintar a ciclofaixa da Avenida Professor Manoel José Pedroso, mas o local, além de ser pouco usado, não tem mais fiscalização por parte dos agentes do Demutran.

Criada em 2013 para ser uma nova opção de lazer para os ciclistas da cidade aos domingos, ela nunca “pegou” e é pouquíssima usada. No primeiro final de semana de uso em 2013, houve a colocação de cones orientando motoristas e ciclistas, mas, depois, isso não mais aconteceu.

Carro estacionado em pleno domingo em cima da ciclofaixa. Detalhe: placa caindo
Carro estacionado em pleno domingo em cima da ciclofaixa. Detalhe: placa caindo

Com pouco mais de um quilômetro de extensão, sai de frente da loja Calçados Sérgio e vai até a prefeitura, mas, nunca pode ser utilizada em seu todo, pois há a feira aos domingos, com barracas em cima de parte do trajeto.

Com o passar do tempo, agentes do Demutran multavam os veículos estacionados, principalmente próximo à feira livre e também no hospital São Francisco. Hoje, apesar de sinalização vertical e horizontal, motoristas estacionam livremente nos arredores da feira e no hospital, sem serem multados.

Os poucos ciclistas que utilizam a ciclofaixa correm riscos e já houve atropelamentos no local, como conta um dos poucos usuários: “Uma vez fui atropelado por um Gol dirigido por um idoso, em frente ao posto de gasolina, depois uma Saveiro me derrubou na entrada do supermercado e em outra oportunidade, bem perto da feira uma van fez com que eu freasse e acabei caindo. Ainda bem que não me machuquei com gravidade, apenas quebrou partes da minha bike“, conta Paulo, que pedala todos os finais de semana na cidade.

Ele também questiona a prefeitura: “Se implantaram a ciclofaixa, eles são responsáveis por ela e pelo que acontecer ali. Queria saber quem eu responsabilizo caso eu me machucar, o prefeito ou o secretário que mandou implantar essa ciclofaixa? Já que não há boa vontade em manter e incentivar a prática do ciclismo na cidade, então que desativem a ciclofaixa dali“.

Em relação à fiscalização, entramos em contato com a Secretaria de Transportes e Trânsito via email para questionar a falta de fiscalização e multas e sobre o gasto com as tintas, mas não obtivemos resposta.

Em bate papo informal com agentes do Demutran, ouvimos que a ordem foi de “aliviar” as multas e fiscalização no trecho entre a feira e o IML, deixando livre o estacionamento para quem vai à feira. No caso do hospital, “falta vontade de fiscalizar”, comentou o ciclista Paulo.