Prefeitura de Cotia tira temporariamente moradia criada na Praça da Matriz

Após publicações do Jornal Cotia Agora e dezenas de mensagens enviadas por moradores reclamando da situação crítica que vive a Praça da Matriz, onde moradores de rua e usuários de drogas criaram um verdadeiro albergue no palco e arredores, a Prefeitura de Cotia retirou na manhã desta segunda-feira todo o material usado pelos frequentadores.

GCM presente

Um caminhão da prefeitura retirou o material (papelão, madeiras, madeirites) que havia no local. A ação teve apoio da Guarda Civil de Cotia, que apenas observou, sem precisar o uso de força para retirada.

Como mostramos em nossa página no Facebook no sábado, os frequentadores da praça já estavam montando cômodos no palco, usando madeirites e portas, transformando o local em moradia.
Além disso, o acúmulo de papelão e lixo nos arredores da praça colocava em risco todos que passam pelo local e que dormiam à noite, com iminente ameaça de incêndio.

A Praça da Matriz virou ponto de encontro de usuários de drogas em 2017 e aos poucos, as pessoas foram usando o local, principalmente o palco para dormir. A dependência interna do palco chegou a ter a porta arrombada pelos usuários. Lâmpadas foram destruídas, assim como o banheiro, que além de ficar sujo o dia inteiro, mesmo após a limpeza diária, era usado para consumo de drogas.

Os frequentadores da praça passaram a por medo nos cidadãos comuns que passam pelo local. Nós recebemos muitos relatos de pais de família que iam com os filhos no local e não mais o fazem. Comerciantes reclamam da ação das pessoas, das constantes brigas entre eles e até o segurança de um comércio chegou a perder a paciência recentemente com um dos usuários, que é violento e ameaça alguns companheiros que vivem ali e pessoas que transitam pela praça.

A prefeitura não informou o que será feito com os frequentadores do local. Comerciantes ouvidos por nossa reportagem ficaram aliviados com a ação da Prefeitura, mas não acreditam que os usuários saiam da praça.

Imagem de leitora captada no sábado: Madeiras e caixas para dividir espaço