Prefeitura de Itapevi dá exemplo às outras e aplica multa por colocação de cartazes

Uma prática que em Cotia é proibida, mas nunca houve fiscalização por parte da Prefeitura, a colocação de cartazes em postes, muros, pontos de ônibus e qualquer local, prática vedada pela chamada Lei Cidade Limpa, de 2010 e ratificada pela Lei 2072/2019, que também não permite a distribuição de panfletos.

Mas, em Itapevi, a Prefeitura de lá aplicou uma multa de R$ 236 mil após flagrar oito homens que realizavam a instalação ilegal de anúncios lambe-lambe em pontos de ônibus, muros, placas de sinalização e nos postes de ruas da cidade.

Os dois responsáveis pela equipe que realizava a ação foram multados com base no artigo 30 da Lei Municipal nº 2519/17 e terão que pagar R$ 236 mil pela irregularidade. De acordo com os fiscais, a Prefeitura já monitorava este tipo de irregularidade e tratava-se de uma questão de tempo para flagrar e autuar os responsáveis.

Os anúncios estavam sendo colados em toda a extensão da rua e nas vias adjacentes.

O material é colado com uma mistura de farinha de trigo e soda cáustica, o que dificulta a remoção, causa prejuízos ambientais e danos à saúde não apenas de quem cola, mas de quem remove o material, que precisa utilizar equipamentos de proteção individual adequados, como: luvas e máscara especiais.

Os materiais (anúncios, galões de solda cáustica e sacos de farinha de trigo) foram recolhidos e apreendidos pelos agentes. É a maior apreensão da história da cidade deste tipo feita pelos agentes da fiscalização da Prefeitura.

Ao serem flagrados, os homens informaram aos agentes que estavam vindo do bairro do Grajaú, em São Paulo. Ao longo da próxima semana, as equipes da limpeza urbana serão deslocadas para fazer a remoção completa dos anúncios ilegais colados.

Pontos de ônibus em Cotia: