Prefeitura faz vista grossa e não fiscaliza colocação de cartazes em Cotia

Há cerca de 10 anos Cotia teve aprovada a Lei Cidade Limpa, que deu um basta à farra de outdoors, faixas, painéis, fachadas e toda a poluição visual que deixava o visual do município sujo.

Na Lei, é proibido até faixas, dessas que são colocadas nos postes, cercas e afins. Mas, com o passar do tempo, a lei foi sendo relaxada e o Jornal Cotia Agora já mostrou isso por mais de 20 vezes.

Em breve chegará a Festa do Peão de Cotia, que é particular e todo ano desrespeita a lei, com faixas e painéis.

A fiscalização faz vista grossa para alguns comerciantes e promotores de eventos, mas, muitos casos de recolhimento de placas e cavaletes sem notificação ao proprietário, deixa uma dúvida em relação a quem pode e quem não pode desobedecer a Lei Cidade Limpa.

Um outro exemplo de vista grossa são cartazes colocados em alguns pontos de Cotia, como no muro da Escola Pedro Casemiro Leite, no bairro do Portão e na passagem debaixo da Raposo Tavares, em frente ao Mercadão Municipal.

Ali, toda semana são colocados cartazes de shows em casas noturnas de Cotia e região e nada é feito pela fiscalização, neste caso, da Secretaria de Indústria e Comércio, responsável em fazer cumprir a lei.

Antes os cartazes eram colocados de madrugada, mas em muitas vezes em plena luz do dia, em menos de dois minutos a equipe de colagem chega, fixa os papéis e vão embora.

Outro tipo de cartaz que emporcalha a cidade é o chamado “lambe-lambe”, que anuncia venda de ouro, aluguel de imóveis e trabalhos esotéricos do tipo “amarração pro amor”, “trago seu amor de volta”, “joga-se búzios” e toda semana a cidade amanhece com estes cartazes nos postes e muros, que também são proibidos pela Lei Cidade Limpa.

Para um advogado que preferiu o anonimato, a Prefeitura pode sim fazer um trabalho de “inteligência” para punir quem coloca e quem paga para colocar: “Todos tem identificação, como endereço e telefones e, juridicamente, como neste caso que é uma forma de infringir a lei, as autoridades municipais podem sim aplicar punições aos responsáveis”, concluiu.

O Jornal Cotia Agora enviou email para a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cotia questionando a falta de fiscalização e aplicação da lei, mas até o momento não obtivemos resposta.