Procon registra mais de 13 mil reclamações contra Enel em SP em 2023

O Procon de São Paulo registrou 13,1 mil reclamações de consumidores contra a concessionária de energia Enel de janeiro até 9 de novembro deste ano.

De acordo com os dados do Painel de Reclamações, os quais o g1 e a TV Globo tiveram acesso, em apenas 7 dias — entre os dias 3 e 9 de novembro —, foram 923 registros. O número já ultrapassa o registrado em todo o mês de novembro de 2022, que foram 860 reclamações.

Em 3 de novembro, um temporal atingiu a Grande SP e milhares de imóveis ficaram sem energia na área de atuação da Enel. A concessionária só anunciou que havia restabelecido a energia de 100% dos clientes atingidos pela chuva no dia 10 de novembro, uma semana após.

Diversos comércios sofreram com as consequências. Houve relatos de que estoques de comidas em restaurantes estragaram por conta da falta de energia em vários pontos.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo, o comércio na Grande São Paulo pode ter deixado de arrecadar até R$ 126 milhões devido à falta de energia.

Em nota, a Enel afirmou que o número de reclamações no Procon caiu 19% no período de janeiro a outubro de 2023 em sua área de concessão, na comparação com o mesmo período de 2022.

“Vale ressaltar ainda que os dados consolidados pelos Procons não se referem apenas a reclamações de interrupção no fornecimento de energia, mas pedidos de qualquer natureza. Além disso, os números totais de registros sobre a Enel no Procon este ano também foram impactados por registros envolvendo uma ação especial de renegociação realizada em parceria entre a empresa e os órgãos de defesa do consumidor para facilitar o pagamento de dívidas dos consumidores”, afirmou.

E complementou: “A distribuidora esclarece que tem realizado ações de aproximação com os órgãos de defesa, por meio de reuniões periódicas para ações direcionadas para cada município, além de reforçar o atendimento do canal exclusivo que mantém para atendimento de demandas específicas mapeadas pelo Procon. A companhia reforça ainda que oferece diversos canais digitais para atender aos clientes”.

Por Felipe Cruz, João Pedro Ribeiro, Paola Patriarca, TV Globo e g1 SP