Projeto de Lei que tornaria Cotia como ‘Município de Interesse Turístico’ está parado na assembleia

Por Bruna Santana – Repórter Cotia Agora

Um Projeto de Lei (452/2021), de autoria do deputado estadual André do Prado (PL) que classificaria Cotia como município de interesse turístico, está parado desde agosto do ano passado na Assembleia Legislativa.

Caso aprovado, Cotia recebe verba do Funtur – Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo. Para o município receber o título de estância ou MIT (Município de Interesse Turístico) deverá atender os requisitos e condições descritas em lei e só então poder ter acesso aos recursos.

Desde que foi colocado em pauta, passou por cinco sessões para votação, sem sucesso. Depois, foi para a CCJR – Comissão de Constituição, Justiça e Redação e CAE – Comissão de Atividades Econômicas. A última movimentação do PL foi em 25 de agosto, quando chegou às mãos da deputada Marta Costa, desde então, o projeto ficou esquecido.

Sobre o PL

A justificativa do deputado é de que Cotia tem um forte potencial turístico e, com a classificação, poderá receber verbas específicas para que a prefeitura explore os espaços, como cachoeiras, turismo religioso, turismo gastronômico, os três parques cotianos (Jequitibá, Cemucam e Teresa Maia) e ecoturismo, o turismo rural, de esportes radicais e hípicos, de melhor idade, de compra de produtos agrícolas e paisagismo, entre outros.

“Por todos seus atributos arquitetônicos e naturais, por todas suas atrações turísticas e pelo seu potencial turístico que ainda pode desenvolver-se mais, o Município de Cotia é merecedor da classificação proposta”, disse André.