Projeto de Lei quer acabar com rojões e fogos de artifício em Cotia

Uma boa notícia, mas que só poderá ser confirmada em 2019. Um Projeto de Lei do vereador Edson Silva quer proibir o manuseio, utilização, queima e soltura de rojões, fogos de estampidos e de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso.

A proibição de rojões e similares já vem acontecendo em diversas cidades brasileiras e um exemplo que vai acontecer nos próximos dias é a festa de réveillon de São Paulo, que pela primeira vez não terá fogos barulhentos.

O PL de Cotia foi lido na última sessão de 2018 da Câmara de Cotia nesta terça-feira (11), mas ainda não foi votado e aprovado e ficou para a volta dos trabalhos no dia 5 de fevereiro, já que os vereadores entram em férias de mais de 50 dias das sessões ordinárias.

O projeto na íntegra não foi disponibilizado no site oficial da Câmara até a publicação desta matéria. Não se sabe o conteúdo do projeto e suas normas.

O que se espera é a conscientização dos problemas provocados pelo barulho dos fogos, que atinge idosos, pessoas com problemas psíquicos, autistas, bebês, além dos animais, principalmente cães e gatos.