Projeto Nova Raposo é apresentado em audiência. Trecho inicial prevê pedágios. Associações se mobilizam contra implantação

A Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo realizou nos dias 28 de março e 3 de abril, audiências públicas em formato presencial e online para receber contribuições da sociedade civil sobre o projeto de concessão do novo trecho da Nova Raposo, que prevê ampliação, operação e manutenção de 115,3 quilômetros de rodovias. ​​

As sessões foram realizadas no auditório no DER – Departamento de Estradas de Rodagem e na Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista e contou com contribuições dos prefeitos locais, parlamentares e representantes da sociedade civil.

Entre as sugestões coletadas estão a implantação de iluminação em trechos urbanos, obras de arte, duplicação, terceira faixa, corredor de ônibus, vias marginais, entre outros pleitos relacionados à segurança e mobilidade da população local. Todas as contribuições serão analisadas pela Artesp, em conjunto com a Secretaria de Parceria em Investimento, para análise e verificação de implementação ao projeto.

Lote Nova Raposo

A concessão inclui quatro rodovias: Raposo Tavares, Castello Branco, Prefeito Livio Tagliassachi e Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) e também o trecho municipal entre Cotia e Embu das Artes, paralelo ao Rodoanel Oeste.

O projeto vai incluir 14 municípios da região e prevê investimentos para duplicação de 27,7 km, implantação de 146,6 km de faixas adicionais, 48,3 km de vias marginais; 24 novos dispositivos, adequação de 41 novas obras de artes especiais; 38 novas passarelas e 73 pontos de ônibus.

O projeto prevê melhorias em dispositivos de acesso e retorno, entre outras obras de infraestrutura viária, além de serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.

A Raposo Tavares também contará com pedágios em seu trecho entre Capital e Cotia, no sistema automático livre, pagamento da tarifa de maneira 100% automática (sistema free flow), que permite uma cobrança do trecho percorrido. As vias atualmente sob concessão da ViaOeste terão as praças de pedágios convertidas em pórticos, o que permitirá uma redução em torno de 20% na tarifa quilométrica atual.

Associações de Cotia já se mobilizam para pressionar o Governo do Estado contra a implantação de pedágios no trecho até a Capital e o Jornal Cotia Agora mostrará nesta semana.