Psicóloga Fernanda Piva: Como conviver com pais narcisistas

Pais narcisistas são indivíduos que têm um forte senso de superioridade e necessidade constante de admiração. Muitas vezes manipulam e exploram os filhos para atender às suas próprias necessidades. Costumam ser insensíveis às emoções de seus filhos, buscando constantemente validação e controlando-os de maneira prejudicial ao desenvolvimento saudável. Isso pode resultar em problemas de autoestima, dificuldades de relacionamento e baixa autoconfiança para as crianças afetadas.

Conviver com pais narcisistas pode ser desafiador. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  1. Defina Limites: Estabeleça limites claros sobre o que você está disposto a tolerar e comunique esses limites de maneira assertiva, mas respeitosa.
  2. Mantenha a Calma: Os pais narcisistas podem provocar emoções intensas. Tente manter a calma e não se deixar levar por suas manipulações.
  3. Pratique o Auto-Cuidado: Cuide de sua saúde mental e emocional. Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como exercícios, meditação ou hobbies que você goste.
  4. Busque Apoio: Converse com amigos, familiares ou um terapeuta sobre suas experiências. Ter um sistema de apoio pode ajudar a aliviar o peso emocional.
  5. Não Espere Mudanças: Reconheça que é improvável que seu pai/mãe narcisista mude seu comportamento. Concentre-se em como você pode se proteger e crescer apesar disso.
  6. Evite Confrontos Diretos: Tentar confrontar um narcisista pode levar a conflitos intensos. Escolha suas batalhas sabiamente e evite alimentar sua necessidade de atenção.
  7. Aprenda sobre Narcisismo: Entender as características e os padrões de comportamento do narcisismo pode ajudar você a lidar melhor com a situação.
  8. Desenvolva sua Identidade: Concentre-se em desenvolver sua própria autoestima e identidade, independente da aprovação de seus pais.
  9. Estabeleça Distância se Necessário: Se a relação for tóxica e prejudicial, pode ser necessário limitar o contato ou até mesmo se afastar para proteger sua saúde mental.
  10. Procure Ajuda Profissional: Terapia pode ser benéfica para desenvolver estratégias de enfrentamento e lidar com os impactos emocionais de conviver com pais narcisistas.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected]