Psicóloga Fernanda Piva: O Tik Tok e o domínio sobre crianças e adolescentes

O Tik Tok é uma rede social que produz vídeos curtos e já possui mais de 1,5 bilhões de usuários.

A idade mínima para utilizar é 12 anos, mas a maioria modifica a data de nascimento e usa. Muitos usam a rede social dos pais, sem a supervisão e é comum nos deparamos com os jovens fazendo as dancinhas inclusive no meio da rua.

Sugiro que pais e responsáveis fiquem atentos, não só pela segurança, mas também pela saúde mental dos filhos, pois a rede social vicia e apela lançando o tempo todo vídeos diferentes para serem vistos. Esse é o papel das redes sociais.

Os padrões estéticos dos vídeos para serem curtidos acabam induzindo os jovens muito cedo a seguirem esses padrões e se preocuparem com curtidas. A rede acaba forçando indiretamente a estar conectado o tempo todo para não perder as novidades e acabar ficando fora de moda.

Os pais devem supervisionar os filhos com relação ao tempo de uso e também ao conteúdo que estão acessando, não só no Tik Tok mas em qualquer rede social. Tenho observado os jovens ansiosos e preocupados com os likes que recebem nos vídeos que produzem de forma exagerada, como se a sua imagem ou a forma que a sociedade o enxerga dependesse disso.

É preocupante ver que muitos jovens já não sabem viver fora das telas, enquanto responsáveis, nossa obrigação não é retirar a a tecnologia, mais inserir a vida também fora dela.

Hoje se para você é um alívio seu filho estar brincando na rede social e você conseguir ficar um pouco tranquila, no futuro, esse uso exagerado, pode te custar caro.

Pense nisso.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49 Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.