Psicóloga Fernanda Piva: Quem cuida da mente, cuida da vida

A campanha Janeiro Branco, tem o objetivo de discutir a importância da saúde mental e do cuidado com as emoções. A adolescência é um período de mudanças intensas na vida de um jovem. A transição da infância para a vida adulta é um momento de incertezas.

As expectativas muitas vezes se mostram em excesso, principalmente o medo de julgamentos. Normalmente as emoções ficam à flor da pele, e o momento é marcado por descobertas, e principalmente as decisões com o futuro profissional.

Muitas vezes essas emoções também vem acompanhadas de pressão familiar o que pode afetar ainda mais a cabeça desses adolescentes e eles se sentirem mais inseguros e perdidos. Nesse período, muitos adolescentes acabam entrando em crises existenciais e de identidade.

Aos pais, é importante procurar ouvir mas o que seus filhos tem a dizer e orientar, não deixe que eles tenham medo de se expressarem e acabem procurando informações de forma errada. Seja para eles uma fonte de segurança, onde eles se sintam à vontade para dividir as angústias e se sintam acolhidos. Abram espaço para o diálogo sobre curiosidades, frustrações e as dificuldades da vida, dessa forma fica mais fácil preparar e orientar para as dificuldades que venham a surgir.

Aos adolescentes busque expressar os sentimentos e procurem não fugir do que estão sentindo. Se estiver encontrando dificuldades para entender essa fase, busque ajuda psicológica.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.