Psicóloga Fernanda Piva: Relacionamento abusivo e dependência emocional

Os relacionamentos abusivos não existem apenas entre casais, podendo estar presente em todas as esferas da vida, como nos relacionamentos familiares, entre amigos e no trabalho.

A falta de autoconhecimento e autoestima são os principais fatores que possibilitam que uma relação abusiva se instale. A Dependência Emocional é como um vício, a vítima sente que depende do outro para tudo.

São pessoas com dificuldades de viver bem sem essa figura de dependência ao seu lado, se sentem inseguras e com a estima baixa para tomar decisões É depositada no outro a expectativa de preencher o vazio, buscando se sentir completo.

A vítima pode se sentir culpada e confusa, afinal de contas o abusador não é sempre ruim. Começa a ocorrer o ciclo da violência.
Ele é composto por três etapas: a fase da tensão (quando começam os momentos de raiva, insultos e ameaças, deixando o relacionamento instável), a fase da agressão (quando o agressor se descontrola e explode violentamente, liberando a tensão acumulada) e a fase da lua de mel (o agressor pede perdão e tenta mostrar que nunca mais vai pisar na bola.

Se você conhece alguém nessa situação, busque ajuda especializada.

Com carinho,

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.