Psicóloga Maristela Guadagnin: Como ajudar a desenvolver a autoestima nas crianças

Podemos dizer que a autoestima infantil é como a criança se vê e se sente com relação aos outros. O que poucos pais sabem é que essa habilidade deve ser desenvolvida e estimulada desde os primeiros anos da criança.
Ainda bebê, a maneira como ela é acolhida e valorizada por seus responsáveis refletirá na sua postura nos próximos anos, incluindo a fase adulta.

Desenvolver a autoestima infantil é fundamental para formarmos adultos seguros. Crianças com autoestima elevada são mais confiantes, têm mais ânimo e interesse em aprender coisas novas. Por outro lado, a baixa autoestima pode contribuir para casos de depressão e ansiedade, comprometer o rendimento escolar, afetar o relacionamento com outras pessoas e, no futuro, a vida profissional.

Dicas para promover a autoestima nas crianças:
•Evite comparação com outras crianças;
•Não rotule;
•Valorize cada esforço e descoberta;
•Incentive a autonomia;
•Respeite as emoções dos pequenos;
•Escute com atenção o que a criança fala.

Com estas pequenas atitudes você favorece a formação de um adulto mais equilibrado e autoconfiante

*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin