Psicóloga Maristela Guadagnin: Como podemos lidar com o medo na infância
O medo infantil é uma situação muito comum no nosso dia a dia, né? Medo de dormir sozinho, medo de escuro, medo de monstros, entre tantos outros. O medo pode variar conforme a idade da criança.
É importante mencionar que sentir medo é natural e esperado em todas as fases da vida. O medo nos protege, pois nos faz reagir de forma instantânea e protetora diante de situações nas quais nos sentimos ameaçados. Se por acaso não sentíssemos medo, perderíamos a capacidade de perceber o que pode ou não ser perigoso.
Eu costumo explicar que existem dois tipos de medo. Primeiro é o medo que te protege de algo. Depois tem o medo exagerado, que é aquele medo que nos impede de fazer o que queremos e atrapalha o nosso dia (patológico).
Os pais não devem ignorar, subestimar e nem ridicularizar o medo da criança, pois ela pode se sentir desprotegida e não enxergar mais este adulto como um ponto de apoio e confiança. O nosso papel é fazer com que a criança se sinta segura para conseguir desenvolver recursos emocionais, e assim, aprender a lidar com o medo.
Importante mencionar que não devemos forçar a criança a encarar algo que ela não esteja pronta. Evite frases que irão invalidar seus sentimentos como: “isso é bobagem”, “menino não sente medo”, “você é muito covarde“. Não deboche do medo da criança. Ele é tão real quanto o medo que você sente, apenas os motivos são diferentes.
Livros infantis que falam sobre o medo e suas reações são uma boa ferramenta para ajudar a criança a entender seu medo e criar estratégias para enfrentá-lo. Ao ler junto com a criança você pode conversar sobre os sentimentos do personagem e o que ela faria se estivesse em seu lugar.
*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin