Psicólogas Regiane Campos e Erivane Correia: Como os pensamentos podem influenciar suas emoções e sua forma de agir

Você já parou para observar o que está passando pela sua cabeça? Já reparou como os pensamentos influenciam o seu humor e consequentemente o seu comportamento? Já percebeu quantas vezes você deixou de fazer algo, por pensar que não iria dar certo?

Talvez você não esteja atento, pois, na maior parte do tempo, isso acontece tão rápido em nossa cabeça, que só conseguirmos sentir a emoção, ou seja, o pensamento se perde.

Pensamento Automático: Ele está aí

Pensamento automático é aquilo que todo mundo tem e parece que “do nada surge na nossa cabeça”. Sabe quando ficamos “maquinando” de forma involuntária, espontânea e sem permissão, e mesmo que queiramos não conseguimos controlar? Pois é; quando menos se espera eles estão ali do tipo “chiclete” e por mais que você tente parar de pensar é difícil tirá-lo da cabeça.

Função dos Pensamentos Automáticos

A maioria desses pensamentos são negativos, catastróficos e “disfuncionais”, ou seja, não servem pra outra coisa senão tirar nossa paz.

Isso acontece por que eles influenciam as emoções e afetam nossos comportamentos.

É um ciclo, no qual situações trazem pensamentos automáticos, que geram emoções e que acabam por afetar muitas vezes, de forma negativa, nossos comportamentos.

Veja em um exemplo de como isso acontece:

Aguardando para fazer entrevista de emprego – Situação
Não vou conseguir! Não terminei meu curso de Inglês! – Pensamentos automáticos
Nervosismo – Emoção
Durante a entrevista eu gaguejo e não consigo dizer tudo o que queria – Comportamento
Você já passou por algo parecido? Veja, na situação acima, provavelmente o nervosismo foi mais perceptível que o pensamento, entretanto, acreditar que não ia conseguir, aumentou a emoção (nervosismo) e atrapalhou diretamente o comportamento.

Pensar Positivo resolve?
Ajuda! Só que somente o pensamento positivo não basta. Todavia, o pensamento negativo sempre atrapalha!

Então como posso resolver esta questão que me atrapalha e me faz sofrer? Ao invés de lutar contra eles, comece a dar permissão para eles passarem sua mensagem.

Crie espaço para os seus sentimentos “falarem”, sabendo que você é maior que eles pois pensamentos e sentimentos podem influenciar nossas ações, mas não podem nos controlar. Pois você tem o poder sobre sua vida e pode fazer o possível para ela funcionar.

Veja abaixo uma metáfora interessante que nos ajuda a entender melhor e refletir:

Se nossos pensamentos e sentimentos realmente controlassem nossas ações, onde estaríamos? Pense em todos os pensamentos e sentimentos zangados, ressentidos e vingativos que você teve. Lembre-se de todas aquelas coisas desagradáveis que você pensou em dizer ou fazer com as pessoas com quem estava zangado. Imagine se esses pensamentos e sentimentos tivessem controlado suas ações? Se você tivesse realmente feito todas essas coisas? Algumas pessoas podem dizer: “na prisão”, “no hospital” ou “mortas”. E você, o que diria?

Partindo para a prática que me leva a satisfação: Um exercício muito eficaz!

A melhor maneira de lidar com isso é entender como o pensamento está causando desconforto à você. Então, o convido a realizar um pequeno exercício por meio da metáfora de pensamentos.

Imagine por um momento que suas mãos são seus pensamentos. Agora eu gostaria que você segurasse suas mãos juntas, com as palmas abertas, como se fossem páginas de um livro aberto. Agora levante lenta e firmemente suas mãos em direção ao seu rosto. Continue até que eles estejam cobrindo seus olhos. Em seguida, reserve alguns segundos para olhar o mundo ao seu redor através das lacunas entre os dedos e observe como isso afeta sua visão do mundo. Por favor, faça este exercício agora, antes de continuar lendo.

Então, como seria andar o dia todo com as mãos cobrindo os olhos dessa maneira? Quanto isso limitaria você? Quantas coisas você perderia? Como isso reduziria sua capacidade de responder ao mundo ao seu redor?

Isso é como uma fusão: Tornamos-nos tão apegados a nossos pensamentos que perdemos contato com muitos aspectos de nossa experiência aqui e agora, e nossos pensamentos exercem uma influência tão grande sobre nosso comportamento que nossa capacidade de agir com eficácia é significativamente reduzida.

Vamos agora continuar o exercício: Cubra seus olhos com as mãos, mas desta vez, abaixe-os de seu rosto, bem devagar. À medida que a distância entre suas mãos e seu rosto aumenta, observe como é mais fácil se conectar com o mundo ao seu redor. Por favor, faça isso agora, antes de continuar lendo.

O que você acabou de fazer é como se fosse uma fusão. Quanto mais fácil é tomar uma ação efetiva sem que suas mãos cubram seus olhos? Quanto mais informação você pode perceber? Quanto mais você está conectado com o mundo ao seu redor?
Dessa forma, você será capaz de ter pensamentos mais realistas, emoções mais equilibradas e atitudes mais assertivas.

* Erivane Correia – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica, Membro da Senso Vital – Assessoria Esportiva e palestrante. Telefone: (77) 98819-4732 – Instagram: https://www.instagram.com/psierivanecorreia/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCI6ehkWhr5kPBLPdAYLDSmA?view_as=subscriber
Site Google: https://psicologa-erivane-correia.negocio.site/ email: [email protected]
Consultório: Persona Psicologia Clínica – Centro Médico Otávio Santos, Avenida Otávio Santos, 227 – Sala 805 – Recreio- Vitória da Conquista – BA – 45029-310.