Psicólogas Regiane Campos e Janneth C. Lopez: Vamos conversar sobre o câncer nos homens?

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e são estimados mais de 65 mil novos casos para 2020, de acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer. Como entender estes números se as formas de diagnóstico e tratamento evoluíram tanto?

Qual a causa do câncer de próstata?

Esta doença não tem uma causa única, talvez por isso ainda não tenhamos um remédio na farmácia pra comprar.  Diversas causas podem levar ao colapso do órgão. Podemos colocar aqui algumas, como as mutações genéticas, as condições imunológicas, as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem e seu estilo de vida assim como as emocionais.
Infelizmente estas causas trabalham “bem juntas” e podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

Homem tem que ser forte

Juntando se isso tem também a forma como o homem é criado e educado na nossa sociedade. A masculinidade não é algo dado, mas algo que constantemente tem que ser conquistado pelo homem.

Esta ideia acaba vindo carregada de inseguranças provocadas geralmente por medos sobre o papel que “um homem de verdade” deve desempenhar. A tensão gerada diante da exigência de ser imbatível e poderoso muitas vezes compromete a saúde masculina.
Se isso não fosse o suficiente muitos homens ainda aprendem que cuidar da saúde “é coisa de mulher”. Por esse motivo, muitos homens chegam ao diagnóstico com a doença bastante avançada, o que muitas vezes diminui as possibilidades de cura.Sentimentos de impotência e fracasso, relacionados à sexualidade e ao papel de poder masculino são, muitas vezes, feridas abertas na vida de pacientes com câncer de próstata.

Estou com medo de morrer
O medo aparece quando um ser vivo tenta se proteger de algo que represente uma ameaça a integridade. A doença pode representar a morte, que com certeza é um grande sofrimento para aquele que foi criado para ser o provedor, o alicerce da família, o Homem.
A medicina já provou que nosso cérebro é incapaz de diferenciar os perigos reais dos irreais e é por isso que tudo pode se tornar um perigo potencial quando estamos com medo de algo.

O que faço agora?
Buscar ajuda em profissionais qualificados para auxiliar homens a pensarem sobre novos caminhos, pode ser uma estratégia bem sucedida no processo da cura.

O psicólogo é um profissional treinado para auxiliar a identificar a(s) emoção(ões) que estão desreguladas, isto é “sem freio”. Com isso o paciente terá possibilidades de acessar seus pensamentos e identificar o que realmente coloca em risco sua vida. A família e pessoas amigas também podem ajudá-lo a passar por esta parte do caminho tão desafiadora.

Medo: de inimigo a aliado
E por fim,o medo pode paralisar, mas também pode ajudar a definir os próximos.  A doença é um sinal que precisamos mudar algo, se identificamos “o que “ e fazemos as alterações necessárias em nossa vida, sairemos melhores do quando entramos nela.

* Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve para o Jornal Cotia Agora mensalmente. É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online. Consultório 1: Open Mall – The Square Raposo Tavares km 22 Bloco C – Cjto 311 Granja Viana – Cotia, Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental e do Terminal de ônibus Vila Yara. Telefone: 99003-3346 
Site: http://www.harmonizegestaoemocional.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/ 
Youtube: http://bit.ly/regianecamposgestaoemocional
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/ 
email: [email protected]

Participação especial de Dra. Janneth C. López – CRP 05/33494 RJ – Psicóloga Clínica. Especialista MTC Acupuntura e Medicinas Integrativas, Doenças Psicossomáticas e Distúrbios Mentais – Consultório: Avenida das Américas 18500 UP PRISE 316 Rio de Janeiro
Instagram @psicoacupuntura
Web Site: yanechy20.wixsite.com/naturalmente
Email : [email protected]
WhatsApp (21) 9-8257-9302