Ranking da vergonha: Anatel vai listar empresas com pior telemarketing

As empresas que mais incomodam os clientes com ligações abusivas de telemarketing correm o sério risco de entrar num indigesto ranking que a Anatel começará a divulgar neste mês. Os técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações trabalham nos parâmetros para determinar a forma de escolher as piores empresas do setor.

O superintendente da agência, Gustavo Santana, explica com exclusividade ao TechTudo que o relatório levará em consideração o índice de atendimento das ligações. Hoje em dia, é tido como aceitável um índice de atendimento de 50%. Ou seja, de todas as chamadas disparadas pela empresa, metade resulta em clientes falando com atendentes.

Este problema é considerado grave quando são constatados baixos níveis de produtividade. Algumas firmas de call center, por exemplo, conseguem falar com apenas 10% dos clientes contactados. Os outros 90% são de ligações que tocam e não são atendidas, ou que até são atendidas, mas caem antes de o atendente informar o motivo do contato.

“A nossa ideia é dar mais transparência para a sociedade, que saberá quem está causando a maior perturbação”, diz Santana. De acordo com ele, as empresas do setor reconhecem o incômodo. Várias delas estão atuando para melhorar o serviço, inclusive com controles diários.

O novo ranking deve ser publicado até o fim de janeiro. Santana estima que entre 30 e 40 empresas serão listadas.

A Anatel está numa verdadeira cruzada contra o telemarketing abusivo. Em 2022, a instituição lançou mão de um arsenal poderoso contra a prática, com bloqueios dos números que faziam ligações excessivas e multas pesadas. De lá para cá, os técnicos estimam que bilhões de chamadas de telemarketing deixaram de ser feitas.

Da TechTudo