Raposo Tavares deve ganhar 8 km de faixa exclusiva de ônibus

No mês de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, da SPTrans-São Paulo Transporte e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, dará início a quatro audiências públicas para apresentar a proposta de implantação de 38 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade.

Esta é a primeira vez que a população de São Paulo é ouvida sobre a implantação de faixas de ônibus de forma ampla e participativa.

As audiências serão realizadas em quatro subprefeituras: Pirituba (zona norte), Vila Prudente (zona leste), Campo Limpo (zona sul) e Butantã (zona oeste). Sempre das 19h30 às 21h30.

Na pauta, vários novos corredores de ônibus ou faixas exclusivas e entre elas está um trecho de 8 quilômetros da Raposo Tavares, entre os kms 10 e 18, trecho pertencente a Capital.

Dessa forma, a população será ouvida pela Prefeitura para definir quais as vias que receberão sinalização para privilegiar o transporte coletivo. As faixas exclusivas de ônibus facilitam a mobilidade numa cidade complexa como São Paulo ao dar preferência ao transporte utilizado pela maioria da população. Ao mesmo tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras faixas, além de não exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.

Para indicar as vias que irão receber as faixas, foram feitos estudos das equipes técnicas da SPTrans levando em conta, além da demanda, critérios como: ser utilizada por ao menos 40 ônibus por hora; ter média de velocidade dos ônibus inferior a 12 km/h; ter ao menos 6 metros de largura em cada sentido; preferencialmente ser uma via que complemente ou dê continuidade a faixas e corredores já existentes.

Na zona oeste, essas são as vias que devem receber faixas exclusivas:
• Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo
• Avenida Luciano Laurana
• Rua Sumidouro
• Rodovia Raposo Tavares