Região têm 3 cidades entre mais ‘inteligentes’ do País. Cotia não aparece na lista

A região Oeste emplacou três representantes na lista das 100 cidades mais “inteligentes” do País. Santana de Parnaíba está na 52ª posição, enquanto Barueri aparece na 59ª e Osasco garantiu a 84ª no Ranking Connected Smart Cities 2019, elaborado pela consultoria Urban Systems e que mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes em relação ao potencial de desenvolvimento.

Esse índice leva em conta uso da tecnologia na gestão pública e resultados em 11 áreas, incluindo Saúde, Educação, Economia, Segurança Pública, Mobilidade, Meio Ambiente, Urbanismo e Tecnologia e Inovação. Cada um desses eixos também deu origem a rankings específicos. No de Segurança, que levou em conta indicadores como número de homicídios e mortes no trânsito, dentre outros, Santana de Parnaíba aparece na 2ª colocação.

E Carapicuíba, que não ficou entre as 100 mais inteligentes, garantiu um lugar, na 61ª posição. Já no ranking da Economia, que teve como base PIB e número de empresas de tecnologia, dentre outros parâmetro, Barueri está na 6ª posição, enquanto Parnaíba é 19ª e Osasco a 86ª. Em Tecnologia e Inovação, as três cidades também marcaram presença, nas colocações 11ª. 19ª e 36ª. Além disso, Cotia está na 61ª. Nesse eixo, os critérios foram banda larga de alta velocidade, fibra ótica e acesso à Internet por habitante, dentre outros.

No quesito Educação, Barueri está no 13º lugar e Parnaíba, no 24º em ranking que teve, dentre os critérios, despesas no setor, Ideb e número de computador por aluno. Parnaíba aparece ainda em 22º lugar no ranking de Mobilidade e Acessibilidade, que envolve relação entre número de moradores e frota de automóveis e a idade da frota. Já Cotia está em 37º lugar no ranking de Urbanismo, que inclui dados de transporte público, e rede de água e esgoto. No ranking de melhor Governança, Barueri é a 64ª, a partir de dados como transparência, monitoramento de áreas de risco e despesas com urbanismo.

Por Erica Celestini – Webdiario