Região vai celebrar a Festa de Santa Cruzinha, na Aldeia de Carapicuíba

A Festa de Santa Cruzinha da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba acontece dias 17 e 18 de setembro. A tradicional festa, que acontece na Aldeia de Carapicuíba, terá a seguinte programação:

17/9 – Sábado
Das 14h às 19h – Show de música raiz dos artistas “Amigos da Viola”
19h – Levantamento do Mastro
21h – Início da dança de Santa Cruz

18/9 – Domingo
9h – Terço dos homens
9h30 – Santa Missa
Das 15h às 17h – Atividades culturais
17h – Procissão

O que é a Festa de Santa Cruz?
No processo de catequização dos índios, os jesuítas adaptaram seus cânticos religiosos às danças e figurações dos índios estabelecidos nas 12 aldeias fundadas por Anchieta, no entorno da recém-fundada vila de São Paulo de Piratininga. Os cânticos e as violas trazidos pelos jesuítas se integram em uma dança tipicamente indígena em uma evolução que convida todos os participantes a dançarem e a cantarem juntos, num ritual que remonta séculos de tradição.

Aldeia de Carapicuíba
A Aldeia Jesuítica de Carapicuíba é a última das 12 aldeias a preservar sua estrutura com todas as casas, a capela e a cruz no pátio central. A Associação Sarabaquê, responsável pela organização anual da festa, ainda é também a organizadora do evento mensal Amigos da Viola, que reúne amantes da música de raiz no primeiro sábado de cada mês para manter acesa a relação da Aldeia com este instrumento tão representativo da Cultura Caipira Paulista. Durante muito tempo, eles ficaram neste local, mas conta a história que a Aldeia de Carapicuíba, assim como seu solo, eram muito pobres. Devido a isso, os padres resolveram que deveriam transferir esta aldeia para a aldeia de Itapecerica da Serra e destruí-la, mas os indígenas que ali residiam se negavam a abandonar a aldeia de Carapicuíba e, mesmo quando ela foi incendiada, eles retornaram e a reconstruíram, criando assim o mito da resistência e da imortalidade da aldeia.