Represa de Cotia passou pela época de estiagem mantendo nível alto na capacidade

Durante o período de inverno é comum em nossa região a época de estiagem, onde as chuvas são raras e, consequentemente, o nível dos reservatórios de água de São Paulo caem consideravelmente.

Para piorar, tivemos o inverno mais quente da história, com temperaturas acima dos 30°C em boa parte da estação, o que levou ao aumento do consumo de água, seja para beber, como para o banho e outros usos domésticos, comerciais e industriais.

É muito comum que a represa de nossa cidade, o chamado Sistema Alto Cotia, tenha níveis baixos nesta época, como ocorreu nos últimos anos, chegando a estar abaixo de 30% e a Sabesp recomendando o uso racional e até faltando água em muitos bairros, em um rodízio que deixava torneiras secas.

Mas, em 2023, apesar de todo o calor e falta de chuvas, o nível da represa se manteve alto. Para se ter ideia, no início do inverno estava com 96% de sua capacidade. Em julho, oscilou entre 95% e 90%, baixando em agosto para 82%, em setembro mantendo a base em 81% em média e, agora, com mais de uma semana de chuva, o nível na medição desta terça-feira (10), aponta que temos 84,4%.

A previsão de chuva é até domingo, o que deve elevar mais o nível. Segundo o The Weather Channel, vai chover até a quinta-feira da semana que vem, dia 19.