Retirada de invasores do Parque das Nascentes está parada na Justiça

A determinação do Ministério Público para que a Prefeitura de Cotia retire invasores do Parque das Nascentes está parada, de novo, na Justiça.

Isso ocorre por conta de ação movida por uma associação criada pelos invasores, que construíram irregularmente casas em uma área de preservação, desmatando centenas de árvores, próximo a 13 nascentes em uma área que fica entre o Jardim do Engenho e o Rodoanel, no limite com Embu das Artes.

Relembrando o caso, em julho o Ministério Público obrigou a Prefeitura de Cotia a tomar providências em 30 dias e retirar as pessoas que invadiram o parque, tendo ainda que destinar algum local para que as famílias possam ficar até o desenrolar total do processo.

Em setembro o Jornal Cotia Agora questionou a Prefeitura, que em nota informou que estava estudando uma melhor forma de retirar os invasores. Demorou tanto que a própria prefeitura informou que uma associação contestou na Justiça a retirada e agora o processo pode demorar muitos meses e a área continuar sendo devastada pelos moradores irregulares.

Fotos recebidas pelo Jornal Cotia Agora de 24 de outubro mostram que a área continua a ser desmatada pelos invasores e, se não houver uma ação emergencial, o Parque das Nascentes pode ser extinto e o impacto ambiental deste crime, será irreversível.

O Parque das Nascentes fica próximo ao Rodoanel, no limite com Embu das Artes e próximo ao Parque Jequitibá e a parte do fundo do Cemucam. Tem sido alvo de ações criminosas de desmatamento e muitas moradias já foram construídas em área de preservação, como já mostrou o Jornal Cotia Agora algumas vezes. A polícia ambiental e demais órgãos chegaram a conter as invasões, mas muita vista grossa foi feita ao longo dos últimos anos, com centenas de árvores derrubadas no local.

As fotos da matéria, enviadas pela ONG In-Pacto, mostram a situação nesta semana no local. Segundo apuramos, a Polícia Ambiental tem um vasto relatório com todas as infrações e crimes ambientais cometidos no parque e cabe à prefeitura tomar a atitude de retirar os invasores.

LEIA MAIS:

Prefeitura de Cotia ainda não retirou invasores do Parque das Nascentes

Ministério Público determina retirada de invasores do Parque das Nascentes, em Cotia