Romu, a ‘tropa de elite’ da Guarda Civil de Cotia completa 10 anos

Por Bruna Santana – Repórter

Nesta semana a Romu – Rondas Ostensivas Municipais, considerada a tropa de elite da Guarda Civil de Cotia, completou 10 anos de existência.

Em 2011 o comando da GCM viu a necessidade de ter um pelotão de elite, com treinamento específico de polícia tática, para combater a criminalidade já muito crescente 10 anos atrás na cidade.

Ao longo dessa década, os guardas civis pertencentes à Romu receberam treinamento específico, com habilidades técnicas em abordagem, manejo de armamento de grosso calibre, negociação em casos de sequestros ou retenção de vítimas, além de cursos de grande porte, como o recebido da SWAT americana e também da Rota – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, elite da Polícia Militar de São Paulo.

Em 2017, a GCM de Cotia treinou guardas que fariam parte da primeira turma da Romu de Osasco, onde nossos agentes passaram todo seu know-how de combate à criminalidade. Muitas ocorrências de destaque aqui no Jornal Cotia Agora e na mídia nacional acontecidas na cidade foram atendidas pela Romu.

A Romu atende pelos mesmos números da GCM, o 153 e o 4616-2835.

Dias atuais da Romu
Momentos mais antigos, onde a segunda foto mostra o treinamento de defesa pessoal com os lutadores da GCM que representavam a cidade em competições