Rota completa 46 anos de combate ao crime no Estado de São Paulo

Nesta sexta-feira (14) foi dia de comemoração do 46º aniversário das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O evento aconteceu no 1° Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), localizado no centro de São Paulo.

Durante o evento, foram condecorados com a medalha do “Valor Militar” cinco policiais em grau prata e 14 em grau bronze. Essa é uma das mais altas condecorações da corporação, é um reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados com lealdade, constância e valor. Além disso, foram agraciados 59 oficiais e praças com láureas de “Mérito Pessoal”.

Ao final da solenidade, houve desfiles da tropa e viaturas.

Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar

A Rota, subordinada ao 1º BPChq, atua na Capital, Grande São Paulo e em algumas cidades do interior de São Paulo em determinadas ocasiões – como, por exemplo, nos municípios litorâneos durante a Operação Verão e em Campos do Jordão, no inverno.

A tropa atua, principalmente, com três focos: policiamento tático; escolta especial de presos, de autoridades e de valores; e no controle de distúrbios civis.

O efetivo dos pelotões é treinado diariamente, com aulas teóricas e práticas. Nessas formações, os policiais praticam os chamados “procedimentos operacionais padrão”, ou seja, abordagens de pessoas e veículos, técnicas de busca pessoal, uso de algema, ocorrências com reféns, entradas táticas em locais perigosos e tiro