Sábado (30) caminhada marcará a Hora do Planeta na Granja Viana

Todos os anos, desde 2007, acontece uma manifestação mundial de uma hora, a Hora do Planeta WWF (World Wide Fund for Nature) para que se atente à redução do uso de energia. O Transition Town da Granja Viana participa deste movimento há exatos nove anos desde que verificou a eficácia desta ação.

O primeiro evento ocorreu em Sydney, na Austrália, e a partir daí, todos os anos, diversas cidades em todo o planeta desligam sua eletricidade por 60 minutos, o que equivale a cerca de 48 mil veículos a menos nas estradas por uma hora.
Em 2008 o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades, em 35 países. Simultaneamente,
apagaram-se as luzes de monumentos e ícones mundiais como Golden Gate, Coliseu, Opera House, Cristo Redentor e outros.

Em 2010, a Hora do Planeta aconteceu no dia 27 de março com a adesão de 125 países, mais de 3.400 cidades, 19 estados brasileiros, o correspondente a 73% dos estados do Brasil, 15 capitais (55%), 72 cidades (1%): 1 bilhão de pessoas participaram. Como se vê, esse número vem crescendo a cada ano.

Este ano, a ação coletiva organizada pelo TGV acontecerá no próximo sábado (30), das 8h às 10h da manhã, com uma caminhada pelas ruas do centrinho da Granja Viana, durante a qual será feita a coleta do lixo encontrado pelo caminho. Esta é forma simbólica de unir as urgências de ação que o Planeta está exigindo atualmente.

Todos estão convidados a participar desta ação gostosa e saudável em todos os sentidos. Compareçam com roupa confortável, colorida, lembrando de trazer sua água; proteção solar; um saco para coleta do lixo e chapéu ou boné.

Programação:
8h – Alongamento em frente à Academia Energy – Rua José Félix de Oliveira, 1.133
8h30 – Início da caminhada seguindo para Praça Santa Adélia, Rua São Judas, Rua São Domingos, Avenida Dona Cherubina Vianna, Praça Santa Adélia, Rua José Félix de Oliveira, Avenida São Camilo, em direção ao CES Alphaville. Lá será
feito o descarte adequado do lixo coletado e voltando para o ponto inicial teremos um breve alongamento para o bem-estar após a caminhada.

O que mais se pode fazer?
À noite, desligue suas luzes e até mesmo sua chave geral. Observe, por uma hora, o céu, o ar, o vento, os sons da noite.

Se estiver em um restaurante, peça para apagar as luzes próximas e aproveite para ter um jantar à luz de velas.

Nas escolas e instituições sociais, podemos preparar crianças e adultos para um trabalho de Arte que remeta não apenas ao conforto que a eletricidade traz, mas também à sua dependência criada com o uso de tantos aparelhos que devem, afinal, ser utilizados com consciência e responsabilidade.

Realização: Transition Granja Viana
Até lá, divulgue esta ação! Inscreva-se e registre sua experiência no Facebook: facebook.com/transitiongv>
www.horadoplaneta.org.br