Sábado tem mutirão de vacinação em quatro UBS de Cotia

Está marcada para sábado (22), o mutirão de multivacinação em Cotia. Quatro Unidades Básicas de Saúde (Assa, Atalaia, Caucaia e Portão) abrirão as portas das 9h às 15h para vacinar pessoas de todas as idades (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos) – conforme a necessidade de vacinação e de atualização de doses.

Para ser vacinado basta comparecer a um dos locais com documento com foto, cartão SUS e caderneta de vacina (obrigatória para crianças). Quem está com vacinas atrasadas, como a da covid-19, por exemplo, poderá fazer a atualização das doses e/ou iniciar o esquema vacinal. Em Cotia, crianças com idade a partir de 3 anos já podem ser vacinadas contra coronavírus.

A medida foi tomada com foco na ampliação da cobertura vacinal, especialmente de crianças (1ª infância). Dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Cotia mostram que, em 2022, apenas 39,3% das crianças maiores de um ano de idade receberam a vacina contra a poliomielite – imunizante que protege contra a Pólio que, entre outros, pode causar a paralisia infantil; em 2021, a cobertura era 75,7%.

Em relação à cobertura vacinal contra a febre amarela, apenas 30,9% das crianças maiores de 1 anos se vacinaram. Em relação às vacinas pneumocócica, apenas 32,3% das crianças com 1 ano foram vacinadas e 44,14% das maiores de 1 ano.