Sabesp recebe autorização para elevar captação de água para Cotia e região no Sistema São Lourenço

A Sabesp recebeu a autorização do Daee – Departamento de Águas e Energia Elétrica para captar até 6,4 mil litros de água por segundo no Sistema Produtor São Lourenço, cuja conclusão está prevista para abril de 2018, com a possibilidade de entrada em operação assistida no final de 2017.

Inicialmente, a empresa tinha autorização para retirar 4,7 mil litros por segundo na cachoeira do França, em Ibiúna. Segundo a Sabesp, o novo volume de captação será suficiente para atender até dois milhões de moradores de Cotia, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, além de reforçar o abastecimento em áreas hoje atendidas por outros sistemas.

A Sabesp informa que, neste momento, as obras do Sistema São Lourenço estão 32% executadas. O empreendimento está sendo realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP) pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, com um investimento de R$ 2,21 bilhões – o contrato de concessão tem 25 anos de duração, divididos em fase de obras e prestação de serviços.