Sarampo: 4 cidades da região estão em ‘lista negra’ do Ministério da Saúde

Quarenta e três cidades brasileiras estão, no momento, com surtos ativos de sarampo. Divididos em três estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, os municípios nessa situação tiveram crescimento no número de casos da doença nas últimas semanas, o que coloca em risco a saúde de moradores e turistas desprotegidos, mas principalmente das crianças.

Nesta terça (06), o Ministério da Saúde divulgou um alerta à população para que, em famílias com filhos de seis meses a um ano de idade, as crianças sejam vacinadas contra o sarampo pelo menos 15 dias antes de viajarem para os municípios em situação de risco.

Na região, estão na ‘lista negra’ Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes e Osasco.

O período entre a vacina e a viagem é importante não apenas para que o organismo da criança consiga produzir os anticorpos necessários à sua proteção, mas também como medida de segurança para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país. Essa recomendação do Ministério da Saúde será mantida até 90 dias depois do último caso confirmado de sarampo.

A pasta alerta ainda que essa vacinação, chamada de “dose zero”, não irá substituir e nem será considerada válida pelo calendário nacional de vacinação da criança.

Ou seja, além da dose aplicada agora, a família deve se responsabilizar e levar a criança a tomar a vacina da tríplice viral (que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) aos 12 meses de idade, que é a primeira dose, e com um ano e três meses, a segunda dose.

Da Gazeta do Povo