Sem cumprir determinação da Justiça, Cotia vive invasão de cães nas ruas

Um número muito grande de cachorros está vivendo nas ruas de Cotia. A situação no centro da cidade é alarmante. Diversos cães circulam pelas ruas, muitos doentes e colocando em risco a saúde da população.

caes2Na última terça-feira o Cotia Agora flagrou 16 cães andando juntos pelas ruas do centro. Um deles chegou a avançar em uma criança. Outra situação é o caso de moradores de rua que foram ‘adotados’ por alguns cães. Um catador de latinhas perambula pelas ruas acompanhado por seis deles que não o largam por nada. Se alguém chega próximo ao rapaz, eles avançam, defendendo o seu ‘dono’.

Em frente ao hospital São Francisco há um guardador de carro que tem quatro cães que também avançam sobre pedestres, ciclistas e motociclistas.

Nos bairros a situação não é diferente. Muitos cães e gatos estão abandonados.

caes3Determinação da Justiça não cumprido

Em Cotia não há fiscalização e uma política para solucionar este problema.

Em 2008 os donos do Rancho dos Gnomos, Marcos e Silvia Pompeu, pediram ao Ministério Público que a prefeitura tomasse uma providência para recolher os animais de rua. O Rancho durante muitos anos recolheu esses animais, cuidou e em poucos casos conseguiu doar os bichos.

O promotor na época ingressou com uma Ação Civil Pública contra o município e uma liminar foi concedida em prol do Rancho.

A decisão da Justiça obrigava a prefeitura a recolher os animais e em 72 horas castrar, vacinar e colocar os animais para adoção. Caso não cumprisse, a prefeitura seria multada em 500 Ufesps diárias.

A liminar (VEJA FOTOS ABAIXO) não foi cumprida e o MP entrou com uma Ação Criminal, mas um acordo entre o Rancho dos Gnomos e a Prefeitura de Cotia fez com que fosse criado um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta.

Em 2012 o TAC foi assinado, onde o município se comprometia a cuidar e dar um destino aos cães abandonados. A Prefeitura de Cotia teria que recolher animais das ruas, castrar, vacinar e fazer campanhas de doação de cães e gatos na cidade.

Um Decreto foi publicado e caracterizava um terreno de 6.739,60 m² no Jardim Honória, próximo ao limite com Embu das Artes, como ‘Área Institucional’ e 3.153,00 m² seriam destinados para o Centro de Zoonoses do município, com a implantação do canil municipal. O canil contaria com salas de cirurgia para emergências e castração e sala de necropsia

O projeto do canil não avançou apesar do prazo limite instituído pela Justiça.

O Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria da Saúde na terça-feira (9) para saber como anda este processo, mas não obteve nenhuma resposta. Enquanto isso, os cães seguem sem uma assistência, se procriam nas ruas, morrem e colocam a saúde pública em risco.

A prefeitura tem feito mutirão de castração em diversos bairros de Cotia, mas apenas para cães e gatos domésticos. Os de rua não receberam o mesmo tratamento.

caes4

Canil abandonado

Cotia já teve um canil municipal, que ficava na região do Km 39 da Raposo Tavares, no bairro Recanto Verde, mas que nunca foi ativado oficialmente. Com o passar do tempo foi abandonado.

caes-liminarcaes-liminar1 liminar5