Sem cumprir projeto de 2013, Prefeitura e Sabesp prometem despoluir córregos da cidade

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura assinou, junto à Sabesp, o protocolo de intenções para implantação do Programa Córrego Limpo, que prevê a despoluição dos córregos urbanos e preservação dos recursos hídricos.

A assinatura do protocolo de intenções significa o encaminhamento da abertura do convênio entre a administração municipal e a companhia, instrumento pelo qual se tornará possível a execução do projeto de recuperação, que em Cotia se chamará Riacho Vivo.

Segundo o projeto, o bairro Nakamura Park deve ser o primeiro a receber as melhorias, configurando um projeto piloto desenvolvido em parceria com a população. Os trabalhos de discussão devem começar imediatamente.

O próximo passo será a assinatura do convênio entre a Sabesp e a Prefeitura de Cotia, que deverá acontecer dentro de 30 dias. Até lá, entrará em pauta a discussão do planejamento das áreas que receberão o projeto e quais obras serão executadas.

Promessa em 2013 não cumprida e ribeirão está mais poluído

Em março de 2013 a Prefeitura de Cotia e a Sabesp anunciaram que o Projeto Córrego Limpo chegaria à cidade para despoluir o Ribeirão Rio das Pedras, Córrego Moinho Velho e Rio Cotia.

Passados mais de três anos, os três leitos estão a cada dia mais poluídos, com lançamento de esgoto e lixo. Em época de chuva, o nível sobe e, além do mau cheiro, muito lixo e dejetos acabam invadindo ruas e casas próximas.

O Rio das Pedras (fotos abaixo) passa por área populosa e o mau cheiro acaba invadindo casas e comércios, prova de que a limpeza prometida não foi feita.

ribe2 ribe3

O Ribeirão das Pedras tem sua nascente na região da Estrada do Pau furado, no Km 36 da Raposo Tavares, corta a cidade e desemboca no Rio Cotia nas proximidades da Estrada Fernando Nobre.

O Córrego Moinho Velho começa no limite com Embu das Artes, cruza a Raposo no Km 26 e também desemboca no Rio Cotia.

Já o Rio Cotia se inicia no Morro Grande, próximo da represa e tem seu final no Rio Tietê, em Barueri.

O Projeto

O Programa Córrego Limpo prevê o aprimoramento dos sistemas de esgotamento sanitário do entorno dos córregos. Desta forma, a Sabesp deverá realizar obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, além de aumentar o número de ligações domiciliares de esgotos.

Na última semana, equipes tanto da companhia quanto da Prefeitura estiveram no condomínio São Paulo 2, na região do km 26 da Raposo Tavares, para fazer um levantamento das casas que não estão ligadas ao tronco coletor já existente no loteamento. A Secretaria de Meio Ambiente conversou com os moradores e os notificou para que solicitem a ligação junto à Sabesp. A ação teve resultado positivo e mais de 60 pessoas já procuraram pediram a ligação. O não cumprimento é passível de multa.