Shefa: Justiça decreta falência da empresa de laticínios; entenda

A Agropecuária Tuiuti S/A, conhecida como Shefa, empresa de laticínios com fábrica em Amparo (SP) e atuante no mercado desde 1976, teve sua falência decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Marca de leite Shefa era encontrada em supermercados de Cotia, mas já há algum tempo que começaram a desaparecer das prateleiras.

A sentença foi publicada na quarta-feira (12), cinco anos após a empresa entrar com o pedido de recuperação judicial, alegando dificuldades financeiras e uma dívida de R$ 222,5 milhões.

Segundo o juiz Fernando Leonardi Campanella, da 1ª Vara do Foro de Amparo, houve quebra de boa-fé e indícios de fraude no processo de recuperação. Além da falência, também foi determinado o afastamento imediato dos responsáveis.

O magistrado determinou que nenhum contrato ou obrigação vinculado à Shefa seja suspenso. “O decreto da falência é sempre impactante aos credores e à coletividade em geral, que acreditavam no seguimento da empresa. Assim, se houver maneiras de abrandar as inevitáveis consequências da quebra, devem ser adotadas as referidas práticas”, declarou.

A atividade empresarial continuará até a fase de liquidação, para preservar os empregos de mais de 300 funcionários e beneficiar os credores como um todo. Nesse período, a Shefa será gerenciada por um administrador judicial, supervisionado pela administradora judicial designada pelo tribunal.

Do iG