Sindicato dos Delegados alerta que sequestros aumentaram em SP no atual governo

Sindpesp analisa dados divulgados recentemente pela Lupa, que confrontou plano de governo da gestão vigente com o que foi realizado. Na Segurança Pública, seis das oito promessas de campanha não foram cumpridas integralmente

A população paulista entra em 2023 com uma série de indicadores criminais em alta e promessas não cumpridas pelo atual Governo do Estado, segundo recente levantamento divulgado pela Lupa – plataforma de combate à desinformação e agência de checagem, por meio de fact-checking e educação midiática. Segundo análise do Sindpesp – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, entre os dados preocupantes estão sequestros, que dobrou na gestão 2019/2022.

Das oito promessas para a Segurança Pública, os governadores João Doria e Rodrigo Garcia, ambos do PSDB, ficaram devendo o cumprimento integral de seis, conforme mostra a Lupa, que realizou minuciosa checagem nas propostas passíveis de comprovação e que estão no plano de governo registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral em 2018. O estudo leva em conta os nove primeiros meses de cada ano do vigente mandato, que termina em 31/12/2022.

Uma das promessas recai na redução dos casos de sequestro no estado. Contudo, conforme analisa Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp, na atual gestão houve a piora destes índices, mesmo o primeiro ano de governo ter registrado importante queda.

Em 2019, de janeiro a setembro, foram nove os sequestros – redução expressiva em comparação com o ano anterior, quando foram registrados 20 casos. Nos anos seguintes, no mesmo período de nove meses, os números subiram: 11 em 2020, e 16 em 2021. Neste ano, de janeiro a setembro, ocorreram 38 sequestros, maior número dos últimos 8 anos, conforme aponta a Lupa