Suores noturnos: as principais causas e quando procurar um médico

A transpiração é uma função corporal natural que remove o fluido à base de sal das glândulas sudoríparas. Seu principal objetivo é controlar a temperatura do corpo, por isso suamos mais em dias quentes.

Embora esta seja algo comum tanto durante o dia quanto à noite durante os meses de verão, isso também pode ser provocado por algumas condições de saúde. De acordo com a Mayo Clinic, vários fatores que podem contribuir para os indesejados suores noturnos. Esses fatores incluem o seguinte:

-distúrbios hormonais
-apneia do sono
-ansiedade
-infecções virais
-transtorno por uso de álcool e/ou substâncias
-distúrbios autoimunes
-endocardite (uma infecção do revestimento interno do coração)
-HIV/AIDS
-linfoma Hodgkin e não Hodgkin
-hipertireoidismo (tireoide hiperativa)
-leucemia
-mielofibrose (uma doença da medula óssea)
-AVC
-tuberculose

Além disso, há alguns medicamentos que também podem causar os suores noturnos. São exemplos disso medicamentos para depressão, metadona (um medicamento usado para tratar o transtorno do uso de opioides) e medicamentos para tratar o baixo nível de açúcar no sangue.

Quando procurar um médico?
Se esses episódios forem constantes e não melhorarem ou se chegar ao ponto de você começar a sentir fadiga diurna como resultado da perda de sono devido ao suor, é hora de consultar um médico.

Vale frisar que os fatores citados aqui não necessariamente podem ser a causa do seu suor noturno. Apenas um profissional de saúde pode fazer um diagnóstico preciso com base na avaliação do seu histórico médico completo, exame físico e possivelmente em alguns exames complementares.

Do Catraca