Suplementos de vitamina C tem excesso de sódio e aditivos, diz Proteste

Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, com marcas de suplementos do mercado, aponta que os comprimidos apresentam alto nível de aditivos e sódio, e a ingestão de vitamina C em excesso pode favorecer a formação de cálculos renais, sobretudo em quem já tem predisposição. O estudo mostra que o valor médio de sódio em comprimidos efervescentes no mercado é de 243mg, o que corresponde a 12% do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

“Considerando que a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 2.000 mg de sódio por dia, esse valor representa 12% da ingestão total do nutriente, o que é bastante expressivo”, afirma a especialista da Proteste, Adrielle Rodrigues.

Marcas de vitamina C analisadas pela Proteste

Os lotes analisados foram das marcas Redoxon, Vit Care, Raia Vitamina, Benegripe e Vitaxon.

Já na análise de rotulagem, foi verificado que apesar da marca BIO-C, por exemplo, informar a presença do edulcorante aspartame – aditivo alimentar que dá sabor doce e que é composto pelo aminoácido fenilalanina –, não veio o alerta “Contém fenilalanina” no rótulo, como orienta a legislação1. “O alerta é muito importante. Portadores de fenilcetonúria não são capazes de metabolizar esse aminoácido, e por isso devem restringir a ingestão de alimentos e produtos que contenham fenilalanina”, explica Adrielle. A fenilcetonúria é uma doença congênita, que, segundo o Ministério da Saúde, acomete um entre 15 ou 25 mil recém-nascidos no Brasil.

“Vale lembrar que um mesmo aditivo pode estar presente em mais de um alimento ou suplemento que o consumidor ingere regularmente, podendo aumentar também a possibilidade de alguma reação alérgica”, diz a especialista

Como analisar o rótulo de suplementos alimentares

Na hora de comprar um suplemento na farmácia, é recomendável conferir a recomendação de uso para checar a quantidade e a frequência certa para o consumo, e estar atento à faixa etária indicada no rótulo, visto que a dose recomendada varia conforme a idade.

Adrielle também alerta para a importância de se atentar à lista de ingredientes no rótulo, principalmente se você for alérgico a corantes, que costumam estar presentes nos suplementos alimentares.

Suplementos alimentares e recomendação de uso

Outro dado essencial para a correta utilização do suplemento alimentar é que os produtos tragam a recomendação de uso, incluindo (no mesmo local do rótulo) a quantidade e a frequência de consumo para grupo populacional. Benegrip, por exemplo, não informa a frequência para se tomar o efervescente, o que pode dificultar o entendimento do consumidor. E Vit Care e Vitaxon não incluem a idade indicada na recomendação de uso, e sim em outras seções do rótulo.

O estudo analisou cinco marcas de suplemento de vitamina C do mercado e constatou que os valores de proteínas, vitaminas e minerais mostrados nos rótulos estavam de acordo com o que foi testado em laboratório, e os produtos cumprem com o que prometem, o que traz segurança ao consumidor. Mas isso não anula o fato de os valores de sódio e aditivos serem altos e trazerem riscos à saúde.

Para que serve a vitamina C?

A vitamina C auxilia na absorção de ferro dos alimentos e na formação de colágeno, tem ação antioxidante e atua no processo de cicatrização de feridas, dentre outros benefícios para a saúde. O micronutriente está presente em frutas como acerola e limão, e vegetais como brócolis, couve e espinafre. Caso não haja indicação profissional para o uso de suplementos alimentares, basta uma alimentação equilibrada e rica em vitamina C para manter a saúde em dia, afirma o relatório.

Por Luana Reis – Extra Saúde