Suspeito de atuar em jogo da baleia azul é preso em Ibiúna

Policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão em Ibiúna para o combate do jogo Baleia Azul. Na residência de um jovem de 25 anos, apontado como “curador” do jogo, foram apreendidos um computador, dois telefones celulares e quatro pen drives.

Segundo os policiais, mensagens relacionadas às “missões” designadas aos seus participantes foram encontradas no computador. As ordens variavam desde automutilações até suicídios.

De acordo com o delegado assistente da Delegacia Seccional de Sorocaba, João Francisco Ferreira Dias, o suspeito, localizado pela polícia carioca por meio do IP do seu computador, negou qualquer participação no jogo. As “missoes” localizadas em sua máquina, segundo o suspeito, foram retiradas de um site por curiosidade.

O delegado frisou que a localização desse material não significa que o rapaz, ouvido e liberado posteriormente, seja o autor das tarefas. Todo material foi encaminhado para São Paulo, onde havia uma equipe policial do Rio de Janeiro aguardando. O delegado assistente disse também não haver nenhum caso confirmado de vítimas na região de Sorocaba.

O termo jogo da Baleia Azul refere-se a um suposto fenômeno surgido em uma rede social russa, ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Acredita-se que o jogo esteja relacionado com mais de cem casos de suicídio pelo mundo, havendo fotos de feridas autoinfligidas compartilhadas em redes sociais, juntamente com as hashtags do jogo.

Do Jornal Cruzeiro