Termina a greve parcial na Santa Casa de São Roque

A greve de um grupo de funcionários da Santa Casa de São Roque, envolvendo trabalhadores dos setores de limpeza, segurança e portaria que começou na manhã desta sexta-feira, 22, foi suspensa no período da tarde.

A informação foi confirmada pelo Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Sorocaba e Região – Sinsaúde – que coordenou o manifesto.

Desta forma, ficou definido que haverá uma audiência de conciliação entre o sindicato, alguns funcionários e a direção da Santa Casa no Tribunal Regional do Trabalho na segunda-feira (25).

O movimento nesta sexta-feira (22) não afetou o atendimento do hospital que continuou com médicos e enfermeiras trabalhando com os demais funcionários normalmente.

O sindicato informou que a situação com a empresa, Fenaesc, que administra o hospital, é em relação a situação empregatícia de alguns funcionários.

De acordo com o Sindicato, os funcionários das categorias em questão não correspondem a parte clínica efetivamente, a as reformas administrativas estão afetando os benefícios de alguns trabalhadores que prestam serviços na unidade.

De acordo com o órgão, está havendo um processo de demissão e recontratação de alguns funcionários e a proposta de recontratação está com salários e benefícios menores do que eles recebem hoje.

De acordo com o Sindicato, os funcionários não podem ser recontratados ganhando menos e sem um plano de saúde, pois, hoje contam com todos os benefícios.

Direção da Santa Casa afirma que reformulação administrativa está dentro da lei

O direção da Fenaesc informou que a reformulação administrativa do hospital está sendo realizada dentro da lei e sem qualquer irregularidade.

Segundo a divulgação o que está havendo é a terceirização dos setores de limpeza, portaria e segurança. Com isso, uma nova empresa está assumindo os serviços, e os atuais trabalhadores da unidade serão recontratados, porém, dentro dos padrões da nova empresa, com outros benefícios e valores de pagamento dentro do piso salarial.

Para a empresa, a greve do Sindicato não é um processo legal, afirma que as recontratações estão dentro da lei, que não há atos ilegais da unidade para que uma greve seja realizada mesmo que em alguns setores. Afirma a empresa que não está havendo demissão em massa, os salários estão sendo pagos e a negociação dentro da lei.

Do São Roque Notícias