Time B do Red Bull pede licença dos torneios da FPF e pode ser extinto

O Red Bull Bragantino 2 pediu licença de todos os campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol pelo período de dois anos. O anúncio foi feito pela FPF nesta quarta-feira (6). Com isso, a equipe não disputará o Campeonato Paulista da Série A3 de 2025.

A reportagem do ge apurou que o time decidiu pedir licença das competições porque estuda a possibilidade de extinguir essa “equipe B”, que atualmente disputa o Brasileiro de Aspirantes. A decisão pela extinção ainda não está sacramentada, mas existem boas chances porque, nos bastidores do clube, cresce o consenso de que não faz sentido mantê-la.

O Red Bull 2 é, em tese, um time sub-23. Porém, na prática, a maioria dos atletas têm idade para disputar o sub-20. Caso o time seja realmente extinto, ainda há a possibilidade de manter uma categoria sub-23. Porém, essa possibilidade é pequena, já que está cada vez mais difícil montar um calendário para a categoria porque muitos clubes não têm um time sub-23.

Se a categoria sub-23 for extinta também, o Red Bull teria categoria de base até o sub-20. Os atletas com idade acima disso seriam promovidos ao profissional ou poderiam deixar o clube. A decisão também poderia fortalecer o time sub-20, já que os atletas com idade e que estão no sub-23 ficariam na categoria abaixo e disputariam os campeonatos sub-20.

Ainda não há uma decisão sobre a situação da comissão técnica do Red Bull 2, que está disputando o Brasileiro de Aspirantes. Ele foi criado para assumir a vaga do Red Bull Brasil. Quando a empresa de energético passou a comandar o Bragantino, o Red Bull Brasil teve que ser rebaixado à Série A2 do Campeonato Paulista porque um mesmo grupo não pode ter dois times na mesma divisão, que no caso seria a elite do paulista.

Inicialmente, a empresa comandava o Red Bull Bragantino e RB Brasil. Depois, houve a unificação do nome e o acréscimo do 2 para diferenciar um do outro. O Red Bull 2 disputou o Paulista da Série A3 deste ano e chegou às quartas de final, quando foi eliminado pelo Grêmio Prudente.

Por Danilo Sardinha – GE – Foto: Fernando Roberto (divulgação)
https://ge.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/times/bragantino/noticia/2024/11/06/bragantino-ii-pede-licenca-dos-torneios-da-fpf-e-pode-ser-extinto-entenda-a-decisao-do-clube.ghtml