TRE cassa Ney Santos e Hugo Prado e Embu das Artes poderá ter nova eleição

O TRE – Tribunal Regional Eleitoral cassou na tarde de terça-feira (19), a chapa de Ney Santos e Hugo Prado que saiu vitoriosa na eleição municipal de 2020 em Embu das Artes. Por seis votos a um, eles foram condenados por “abuso de poder econômico”. Ainda cabe recurso.

Com a decisão do TRE, Ney Santos terá que deixar o cargo, ficando inelegível por oito anos. O vice Hugo Prado também perde o cargo, mas o colegiado não cassou seus direitos políticos.

Diante da decisão, quem deverá assumir a prefeitura é o presidente da Câmara, o vereador Renato Oliveira, até que sejam realizadas eleições complementares na cidade, que ainda não tem data para acontecer.

Ney Santos foi acusado pelo juiz eleitoral de Embu, Gustavo Fernandes, em dezembro de 2020, de realizar campanha antecipada através da distribuição de um jornal de “prestação de contas”. O TRE aceitou a denúncia por 6 a 1.

Ney tenta agora uma liminar para continuar no cargo até o julgamento do seu recursos no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Em nota, ele disse que “estamos sendo afastados por sermos transparentes fazendo uma comunicação adequada ao nosso povo”.

Do O Taboanense