Três parques de Cotia são opções gratuitas para passeio e lazer no fim de semana

Chegou o fim de semana e você quer fazer um programa com o namorado (a), amigos ou com a família e está com a grana curta, sem tempo para viajar, mas quer sair de casa para curtir ou simplesmente espairecer?

Cotia tem três parques, sendo um municipal, um da Capital e um estadual que são opções simples, gratuitas e que ainda pode até rolar aquele churrasquinho ou piquenique para unir os amigos e a família.

Os parques Cemucam, Teresa Maia e Jequitibá são pertos, próximos da Raposo Tavares e tem áreas verdes para você interagir com a natureza. Vamos fazer aqui uma breve apresentação dos três.

-Cemucam: O maior e mais frequentado pelos moradores de Cotia e região. Fica no Km 25 da Raposo Tavares, tem fácil acesso e conta com área de piquenique, churrasco, pista de mountain bike, caminhada e corrida, além quadra e campo de futebol. São 904,7 mil m². Uma área de Mata Atlântica bem no meio de bairros que cresceram no entorno. Muitas espécies de plantas e árvores, além de contar com o Viveiro Harry Blossfeld, que produz espécies arbóreas e palmeiras para uso em São Paulo. Tem banheiros e bebedouros para os frequentadores. O Cemucam, apesar de estar em Cotia, é administrado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da capital. Aberto das 6h às 18h todos os dias. Rua Mesopotâmia, Km 25 da Raposo Tavares, sentido SP. Facebook: https://www.facebook.com/pages/Parque-Cemucan/277375855622854

-Teresa Maia: Fica na região do Parque São George, na Granja Viana. É o menor dos três e administrado pela Prefeitura de Cotia. Muitas árvores, tem lago com patos, gramado para descansar, fazer piquenique ou uma boa leitura. Aos domingos acontece a EcoFeira GV com produtos orgânicos. Tem área para passeio de bicicleta, caminhada ou corrida. Possui banheiros. Aberto das 7h às 18h. Rua Santarém, 13, Parque São George, altura do Km 25 da Raposo Tavares, sentido Cotia. Facebook: https://www.facebook.com/parqueteresamaia

-Jequitibá: Localizado no Km 21 da Raposo Tavares e à beira do Rodoanel Oeste. O Jequitibá tem 1,3 milhão de m².É voltado para a contemplação e o único parque estadual a prever, já em seu decreto de criação, o uso de suas instalações e de seu ativo ambiental para fins de educação ambiental das crianças e jovens. Tem galpão de atividades, trilha na floresta (100 hectares) e viveiro.
Foi criado em 2006 após um grande movimento de reivindicação dos moradores, entidades ambientalistas e de bairro. Rua Sapucaí, 320-776, Gramado. Km 21 da Raposo Tavares.
Facebook: https://www.facebook.com/parquejequitiba

Por Bruna Santana –  Fotos: redes sociais