Último balanço mostra que Cotia registrou 68 casos de dengue no ano

A Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou o novo balanço de casos de dengue no estado e Cotia teve mais um aumento considerável, segundo apurou o Jornal Cotia Agora.

Com o novo índice de maio, este número subiu para 68 casos, sendo 61 autóctones (contraídos na própria cidade) e 7 importados (vindos de outra localidade). Em cinco meses foram 531 notificações.

A cidade chegou a ficar três meses sem casos confirmados de dengue (outubro a dezembro), vindo a ter novas ocorrências mensais em 2023.

Cotia passa a seguir uma tendência que ocorre no estado de SP, onde os casos vem crescendo a toda semana.

2022

No total do ano passado, foram 655 notificações, com 259 casos confirmados (246 autóctones e 13 importados).

Confira como evitar o mosquito

Plantas, vasos, pratos de vasos, ocos de árvores, bromélias ou outras plantas que acumulam água e cerca de bambu.
Eliminar os pratos dos vasos. Na impossibilidade de eliminá-los, adicionar areia úmida no prato, em torno do vaso até a borda ou furo existente.

Garrafas e pneus: Promover o descarte em local adequado que não serão mais utilizados.

Caixa d’água: tampa, vedação e ladrão
Mantê-la tampada, sem nenhum tipo de abertura. Verificar se há acúmulo de água sobre a tampa. Colocar tela no ladrão da caixa d’água. Na ausência de tampa, utilizar tela de nylon para mosquiteiro com trama de 1 milímetro, enquanto a tampa estiver sendo providenciada.

Calhas, lajes, telhas e coberturas de zinco
Mantê-las sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água. Desentupir calhas. Manter as calhas bem niveladas para não acumularem água. Criar pontos de saída de água da laje.

Cacos de vidros em muros
Revisar pontos com acúmulo de água, quebrar os gargalos e fundos de garrafas e/ou colocar massa de cimento nos locais que acumulem água.

Bebedouro de aves e animais
Trocar a água diariamente, lavar e esfregar o recipiente, no mínimo, duas vezes por semana.

Ralos e canaletas
Dar preferência para ralos com tampa abre e fecha. Ralos e canaletas que não têm uso diário devem ser cobertos com telas que impeçam a entrada de mosquitos ou adicionar água sanitária (1/2 copo) ou qualquer desinfetante semanalmente.

Bandejas de ar condicionado, bebedouros de água mineral e bandejas de geladeira
Lavar as bandejas ou depósitos uma vez por semana. Evitar o acúmulo de água, por exemplo furando a bandeja ou inserindo uma mangueira de drenagem.

Aquários: mantê-los tampados ou telados com tela de nylon para mosquiteiro com trama de 1 milímetro. Lagos: colocar peixes larvófagos (que se alimentam de larvas).

Vasos sanitários e caixas de descarga sem tampa
Manter sempre tampados. Vedar totalmente com plástico forte, aderindo com fita adesiva.

Piscinas
Para piscinas em uso utilizar o tratamento adequado com cloro. Para piscina em desuso, esvaziá-la e mantê-la coberta com capa ou lona. Em caso de piscina com cobertura de lona, mantê-la esticada e não permitir o acúmulo de água sobre a cobertura. Instalar boias sob a lona no centro da piscina para facilitar o escoamento da água.

Piscina plástica infantil: lavar as paredes internas, esfregando com água e sabão e trocar a água semanalmente. Se não estiver em uso, esvaziar e guardar em local coberto.

Latas de lixo
Manter o lixo tampado e, de preferência, em área coberta. Verificar o acúmulo de água nas tampas das latas de lixo e remover a água, lavar com esponja para retirar possíveis ovos.

Entulho de obras, ferragens ou materiais inservíveis
Não acumular, principalmente em áreas abertas, expostos à água da chuva. Mesmo quando cobertos com lonas, verificar se não formaram bolsões que possam acumular água.