Uma pessoa é assaltada a cada 20 minutos na região

Essa foi a média de roubos e furtos, na região, durante o 1º trimestre. Entre janeiro e março, ladrões também levaram um veículo por hora em Osasco e cidades vizinhas 

A cada 20 minutos, um assalto. E, a cada hora, um veículo roubado. Esse foi o ritmo de atuação dos ladrões, nas cidades da região Oeste, durante o 1º trimestre desse ano.  Foram ao todo, 7947 roubos e furtos registrados, em Osasco e cidades vizinhas, entre janeiro e março, o que equivale a uma média superior a 3 ocorrências por hora – ou uma a cada 20 minutos. Além disso, 2135 veículos foram levados por assaltantes no mês período – ou 24 por dia e, em média, um a cada 60 minutos.  Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Os roubos são caracterizados pela violência, quando o ladrão faz ameaças à vítima, usando arma. Essa ocorrências somaram, no 1º trimestre, 4586 registros nas cidades da região. E, desse total, mais da metade – 2451 – aconteceram em Osasco. Em segundo lugar, mas com número bem menor, aparece Carapicuíba, com 369 ocorrências. Já os furtos são ocorrências em que a pessoa tem seus objetos levados sem nem notar a ação do assaltante. Nesse caso, foram 3361 casos em toda a região, dos quais 1551 somente em Osasco. Já o segundo lugar ficou com Barueri, onde foram registradas 525 ocorrências.

Situação inversa é registrada quando o alvo dos bandidos são os veículos. Nesse caso, os furtos predominam. Entre janeiro e março, 1212 pessoas deixaram seus carros ou motos estacionados nas ruas e, ao voltarem, não o encontraram mais. Nessa modalidade de crime, Osasco respondeu por 70% dos casos, somando 855 ocorrências.  Já os roubos – quando o proprietário abordado pelo ladrão em cruzamentos, semáforos ou saindo da garagem – somaram 923 registros, dos quais 474 em Osasco.

Por Erica CelestiniWebdiario