Vacinação contra coronavírus começa em 15 de dezembro, diz Estado

O governo de São Paulo assinou nesta quarta-feira (30) o contrato de fornecimento de 46 milhões de doses da coronavac até dezembro deste ano. Outras 14 milhões de doses devem ser fornecidas pela Sinovac ao Estado até fevereiro. O anuncio foi feito durante coletiva do governo de São Paulo, que ainda aguarda a finalização dos testes, mas, segundo Doria, se essa fase tiver sucesso e a vacina for aprovada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacinação no Estado poderá começar em 15 de dezembro e iniciada pelos profissionais de saúde.

Os testes seguem até 15 de outubro. O contrato assinado nesta quarta também prevê a transferência de tecnologia da vacina ao Butantan, que é parceira da empresa chinesa e coordena os testes do imunizante em voluntários no Brasil.

O estudo da vacina foi ampliado, de nove mil para 13 mil voluntários, e acontece em 16 centros de estudos espalhados por sete estados brasileiros e o Distrito Federal. De acordo com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, sete mil voluntários já receberam o imunizante. Ele afirmou também que, em outubro, o Butantan receberá da Sinovac a matéria prima para ser transformada em vacinas no instituto. Uma fábrica entrará em obras em novembro e será ampliada para produção da coronavac. O contrato assinado nesta quarta é de US$ 90 milhões.

Da Gazeta de SP