Vendas no varejo caem 15% no 1º trimestre nas cidades da região

Somente em março, retração foi de 19,8% no setor. Nos dois cenários, prejuízo supera a média estadual, segundo aponta pesquisa da Associação Comercial de São Paulo.

As vendas do varejo na região de Osasco caíram 15,5% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Já o faturamento recuou 7,5% na mesma base de comparação. É o que aponta levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborado a partir de informações fornecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado.

Ainda segundo pesquisa, no mês de março, as vendas na região recuaram 19,8% e o faturamento caiu 10,5%, em relação a março do ano passado. Nos dois cenários, o prejuízo supera a média estadual. No primeiro trimestre, o varejo do Estado de São Paulo registrou diminuições de 9,3% e de 0,6% nas vendas e no faturamento, respectivamente. Em março, as diminuições foram de 13,5% nas vendas e de 4,2% no faturamento, na comparação anual.

Os dados se referem ao varejo ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção, nas cidades de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

O desempenho da região no trimestre foi ainda o pior do Estado, seguido por Campinas (-10,5%) e Litoral (-10%). Já os menores recuos foram registrados no Vale do Paraíba (-3,3%) e na região de Araçatuba (-3,7%). Em relação aos setores, os períodos resultados foram registrados entre as concessionárias de veículos (-19,7%) e lojas de departamento/ eletrodomésticos/eletroeletrônicos (-19,4%).

Outra pesquisa, divulgada na última semana pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, traz resultado semelhante. De acordo com o levantamento, houve queda de 11,5%, em fevereiro, no comércio da região, em comparação com o mesmo mês de 2015. Esse foi ainda o pior resultado do Estado de São Paulo.

Do Webdiario