Verão: Saiba os cuidados para manter a saúde dos seus lábios

Delicada e sensível, a pele dos lábios conta com uma camada de queratina muito mais fina do que a facial, sendo mais propensa ao ressecamento. Assim como cuidamos da saúde da nossa pele, cabelos e unhas, a saúde dos lábios também deve fazer parte da rotina de cuidados diários, conforme orienta a dermatologista e Dra. Flávia Ravelli, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica: “A pele dos lábios é mais fina que a de outras regiões do corpo e está constantemente em atrito ao falar e com alimentos ácidos e quentes, favorecendo a perda de sua água. Por isso, precisa ser hidratada com frequência”.

De acordo com um estudo conduzido pelo Ibope neste ano, encomendado por Bepantol® Derma – que trouxe um panorama sobre os hábitos de autocuidado das mulheres com a saúde da sua pele -, 76% das brasileiras usam algum tipo de produto para o cuidado com os lábios, sendo que 30% afirmaram ter esse cuidado diariamente; enquanto 31% dizem que a frequência depende da semana e de como está a saúde da pele dos lábios.

A dermatologista explica que, nos dias com altas temperaturas, a boca necessita de proteção extra tanto quanto a pele do rosto. “A exposição aos raios solares, à água salgada e o uso excessivo de ar-condicionado contribuem com o ressecamento, e até para a formação de fissuras. Além disso, os raios ultravioletas podem aumentar o risco de cânceres na região, bem como o envelhecimento precoce. Utilizar, diariamente, produtos com protetor solar específicos para o cuidado da pele dos lábios ajuda a prevenir esses danos”.

O estudo do Ibope também apontou que, quando perguntadas sobre o tipo de produto que usam para o cuidado com a região, apenas 15% das mulheres afirmaram optar pelos que contam com proteção solar. “Quando o uso for apenas para a hidratação dos lábios, a proteção solar não se faz tão necessária. Nestes casos, dê preferência a produtos com ativos reparadores e hidratantes em sua fórmula, como o dexpantenol (vitamina B5), a manteiga de karité e a vitamina E. Já para os momentos em que houver exposição aos raios solares, como na prática de exercícios ao ar livre, na praia ou piscina, produtos com alta fotoproteção – no mínimo, FPS 30 -, são fundamentais”, explica a médica.

Com relação à rotina de uso, Dra. Flávia recomenda que o ideal é aplicar o hidratante labial antes mesmo de sair de casa, preferencialmente 15 minutos antes da exposição, e sempre levar um consigo na bolsa. “Quando estiver ao ar livre, reaplique a cada duas horas ou sempre que a barreira física sumir, como após um mergulho na água. Eu sempre indico também a aplicação de reparadores antes de dormir, desta forma, os lábios estarão hidratados ao acordar. A pele labial íntegra ainda previne a entrada de microrganismos patogênicos e de substâncias irritativas”, conclui a médica.