XEC, nova variante da covid-19 chega ao Brasil

Uma nova linhagem da covid-19 que vem se espalhando pelo mundo foi detectada no Brasil. A mutação, chamada de XEC, é mais uma subvariante da Ômicron e foi identificada no RJ, SP e SC. O primeiro achado foi realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras referentes a dois pacientes residentes na capital fluminense, diagnosticados com Covid-19 em setembro.

O que é a variante XEC?
Segundo especialistas, a XEC emergiu da recombinação genética entre cepas que já estavam em circulação derivadas da Ômicron. Esse evento acontece quando uma pessoa é simultaneamente infectada por duas linhagens diferentes de vírus, e elas interagem entre si.

Nesse caso, pode haver combinação dos genomas dos dois agentes infecciosos durante a replicação viral. O genoma da XEC, que contém segmentos dos genomas das linhagens KS.1.1 e KP.3.3, tem ainda mutações extras que podem facilitar sua propagação, conforme relatado pela Fiocruz.

A XEC foi classificada pela OMS – Organização Mundial de Saúde como uma variante sob monitoramento em setembro deste ano. Isso ocorre quando uma linhagem apresenta mutações no genoma que são suspeitas de afetar o comportamento do vírus, como uma maior disseminação, e observam-se os primeiros sinais de “vantagem de crescimento” em relação a outras variantes em circulação.

Quanto aos sintomas, a XEC continua provocando as mesmas manifestações observadas nas cepas anteriores da covid-19. São sinais semelhantes aos de uma gripe ou um resfriado, como: Febre, dores pelo corpo, cansaço, tosse e dor de garganta.

Do O Globo
https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/10/16/covid-19-tudo-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-a-xec-nova-variante-que-chegou-ao-brasil.ghtml